O que você precisa saber sobre o café colonial em Gramado

A Serra Gaúcha guarda belezas e tradições que fazem das suas cidades verdadeiras preciosidades. Nessa parte do país, onde o viver bem está entrelaçado ao cotidiano, é natural que os prazeres da mesa tenham destaque, especialmente quando se trata do café colonial em Gramado. União perfeita entre fartura e sabores, é apresentado em receitas que combinam culinária dos imigrantes europeus a delícias bem contemporâneas.

Como resultado, essa soma é traduzida em gostos e aromas capazes de agradar até aos mais exigentes paladares. Então, que tal nos acompanhar em uma breve incursão sobre a história e os encantos do café colonial? Siga lendo e conheça mais a respeito da refeição que representa um convite à alegria!

Como se originou a tradição do café colonial em Gramado?

Primeiramente, o costume de compor a mesa do café da manhã com variedade de alimentos vem dos primeiros tempos de Gramado. Conta a tradição que esse hábito se originou com colonizadores alemães, que recebiam suas visitas com grande fartura à mesa.

Há, ainda, quem afirme que o costume começou quando a primeira refeição do dia tinha de ser bem reforçada, pois quem a tomava seguia para trabalhar no campo, por longas horas e em tarefas que demandavam grande esforço.

Provavelmente ambas as versões contêm as raízes do café colonial, afinal, a refeição é nutritiva, variada e reúne as pessoas em torno da mesa.

O que é o café colonial?

O farto café dos colonos foi legado de geração em geração e é servido com muito capricho, em diversos recantos de Gramado. Nessa cidade que coleciona atributos, a refeição consagrada por ser tão farta quanto variada representa uma autêntica experiência gastronômica.

Há, inclusive, casas que se dedicam exclusivamente a servir o café colonial — lugares afamados tanto pela boa gastronomia quanto pela hospitalidade com que recebem seus visitantes. Aliás, o clima amistoso e o partilhar dos sabores à mesa fazem parte do conceito de café colonial.

Quais quitutes são servidos nesse café?

Até aqui, mencionamos fartura e variedade, relacionadas à tradição do café colonial de Gramado. Para ter uma ideia do que é posto à mesa, na composição desse cardápio, selecionamos algumas das muitas delícias que marcam presença na refeição. Confira as iguarias:

  • diversos tipos de pães — entre eles, a cuca, estilo de pãozinho doce típico do Sul;
  • muitos sabores de geleia, com jeito caseiro e frutas da região;
  • bolos para todos os gostos, incluindo clássicos, como os de laranja e chocolate com cenoura;
  • queijos amarelos, cremosos e requeijões;
  • embutidos, como salame, copa, presunto e linguiças;
  • carnes, salgados fritos, polenta, massas e molhos.

Entre as bebidas servidas, estão, por exemplo, sucos e vinhos de mesa, café, chás e chocolate, em suas versões quente e frio. Além disso, tudo é seguido de sobremesas, incluindo tortas e até doces gelados, a exemplo dos pudins e mousses.

O charme do café colonial em Gramado tem tudo a ver com o clima e ambiente da cidade, uma das mais lindas do país. Estar nessa parte da Serra Gaúcha é vivenciar o cotidiano de uma região que coleciona tradições, onde a cultura se revela nos costumes, na gastronomia e em diversas outras singularidades. Por fim, conheça tudo de perto e deixe-se conquistar pela localidade onde a qualidade de vida faz parte do dia a dia.

E então, gostou do nosso conteúdo? Continue a descobrir maravilhas e conheça 6 comidas típicas do Rio Grande do Sul para se deliciar!

Compartilhe este artigo por: