Venha conhecer a história do Gramado Zoo e suas maiores atrações

Muitas pessoas são atraídas pela Serra Gaúcha por conta da boa gastronomia, da cultura diversificada e das belas paisagens que ela proporciona, principalmente no inverno. Aliás, as cidades dessa região também não desapontam os visitantes que buscam maior contato com a natureza.

Prova disso está na existência do Gramado Zoo, uma área que se dedica ao cuidado com inúmeras espécies da fauna brasileira. Que tal conhecer os principais atrativos desse incrível lugar? Então, fique conosco e acompanhe mais detalhes!

A história do Gramado Zoo

Primeiramente, o Zoo foi inaugurado em 2008, esse grande parque particular tem como proposta estimular a preservação e cuidar de animais exclusivamente brasileiros. Sua fundação resultou de um período que envolveu três anos de pesquisas e dois anos de construção.

O Gramado Zoo contempla os conceitos de bem-estar animal, conservação, educação ambiental e entretenimento. Por contar com berçário, hospital veterinário e ambientes para diferentes bichos, permite que as espécies em extinção recebam cuidados especiais para que possam se reproduzir.

Por isso, as visitas ao local são acompanhadas por biólogos, veterinários e educadores ambientais. Dessa forma, as pessoas conseguem ter uma experiência divertida e, ao mesmo tempo, repleta de novos conhecimentos.

Localização e principais atrativos

O Zoo está situado na RS-115, km 35, no bairro Várzea Grande. Sua localização fica a 7km da região central e a apenas 700m de distância do pórtico de entrada da cidade de Gramado.

O parque disponibiliza infraestrutura de alto nível e áreas adaptadas para receber pessoas com deficiência. Abaixo, veja o que você pode fazer por lá.

Observar os animais

Uma das coisas mais legais no Gramado Zoo é a possibilidade de alimentar os animais (sempre com a orientação de um profissional).

Nos sábados à tarde, é possível conferir apresentações de falcoaria ao lado da oca indígena. O programa aborda técnicas diferenciadas para conscientizar adultos e crianças sobre a importância de preservar a vida das aves de rapina.

Fazer caminhada

Quem entra no Zoo percorre um trajeto de 1800m para observar as belezas do parque, fazer leituras de placas informativas e ouvir as mensagens de diversos profissionais.

Para garantir mais conforto aos visitantes, o Gramado Zoo oferece serviços e espaços variados. Isso inclui aluguel de carrinho para bebê, fontes de água potável, rede Wi-Fi, banheiros com fraldários, loja com produtos inspirados na fauna brasileira e lanchonete para quem gosta de comer bem.

Curiosidades sobre o local

O primeiro aspecto que destaca o Zoo Gramado dos demais é a ausência das tradicionais jaulas e grades. Para separar os animais, são utilizadas telas, vidros blindados e viveiros de imersão que reproduzem o habitat de inúmeras espécies.

Outro destaque está na possibilidade de fazer visitas noturnas ao parque. A atividade funciona como um passeio guiado em meio à escuridão. Com apenas a luz da lua ou de suas lanternas, as pessoas têm a oportunidade de observar os hábitos dos animais após o pôr do sol.

Por fim, vale destacar que hoje o Gramado Zoo faz parte do mesmo complexo do Parque Gaúcho, um local temático que conta a história e os costumes do povo rio-grandense. Essa integração permite aos visitantes conferir duas atrações com um único ingresso.

Horário de funcionamento e Ingressos

Por fim, se você tem interesse em marcar presença, saiba que o Gramado Zoo funciona todos os dias, incluindo feriados e finais de semana (com exceção do dia 25 de dezembro). A abertura do complexo é às 9h e as últimas entradas podem ser feitas até às 17h, visto que o fechamento ocorre às 18:10h.

Os valores dos ingressos são os seguintes:

  • inteira R$ 66,00 para pessoas de 16 a 59 anos;
  • meia R$ 33,00 para pessoas de 3 a 15 anos e a partir dos 60 anos;
  • isenção de pagamento para crianças de até 2 anos.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do complexo. Na página você também encontra as formas de contato para tirar dúvidas, agendar visitas técnicas e outros programas no Gramado Zoo. Por isso, vale a pena conferir o máximo de detalhes e se preparar para o passeio.

É muito bom poder contar com esse tipo de atrativo em uma cidade tão famosa da região Sul, não é mesmo? Por falar nisso, que tal conferir algumas curiosidades sobre Gramado e Canela? Boa leitura!

Compartilhe este artigo por: