Conheça 6 comidas típicas do Rio Grande do Sul

Conheça 6 comidas típicas do Rio Grande do Sul para se deliciar

A Região Sul do Brasil é conhecida por muita gente pela sua cultura rica, ar europeu e belos cenários. Entre os destaques do local estão as típicas comidas do Rio Grande do Sul, que marcam presença como uma gastronomia extremamente saborosa, generosa e igualmente acolhedora.

Com o propósito de deixar você com água na boca, preparamos este artigo com 6 pratos típicos que representam bem a culinária gaúcha — e olha que a escolha não foi fácil! Com influências italianas, alemãs e portenhas, a região conta com uma incrível variedade de opções, agradando até mesmo aos paladares mais exigentes.

E então, ficou curioso para descobrir mais detalhes sobre as comidas do Rio Grande do Sul? Acompanhe nosso artigo e surpreenda-se!

1. Arroz carreteiro

Chamado pelos gaúchos apenas de “carreteiro”, a receita remete ao tempo dos transportes de cargas com animais. Conforme a época, os transportadores (carreteiros) cruzavam os pampas carregando o charque, que era misturado ao arroz em panelas de ferro, dando origem a este prato típico. Ademais, esse era o único prato que esses trabalhadores podiam preparar sozinhos, graças à simplicidade e à resistência do charque.

Seu preparo é simples, sendo composto basicamente por pedaços de carne e arroz cozido. Aliás, esta comida é uma prova da abundância de carne na região. Hoje em dia é comum que o carreteiro seja comido na segunda-feira, aproveitando as sobras do churrasco de domingo. No entanto, também é possível encontrar versões com carnes mais nobres. De qualquer maneira, uma coisa é certa: a iguaria fica sempre deliciosa!

2. Matambre recheado

Como comentamos, o povo do Rio Grande do Sul é apaixonado por carne — você já deve ter percebido isso, não é mesmo? Essa paixão faz com que os gaúchos consumam até mesmo as carnes menos tradicionais. Um exemplo é o matambre, um corte de pequena espessura que se localiza na estrutura muscular do boi.

É comum comer essa carne recheada com linguiça, ovos cozidos, cenoura, pimentão, salsa, além dos condimentos de sal e azeite. O recheio também pode levar a própria carne do matambre. De sabor bastante peculiar, seu cozimento é lento para que fique tenro. Acredite, é um prato espetacular!

3. Café colonial

Como estamos falando em comidas típicas do Rio Grande do Sul, não podemos deixar o famoso Café Colonial de fora. Herança do povo da Alemanha — mas também apreciado em diferentes formas pelos italianos. O café colonial se tornou bastante tradicional no Rio Grande do Sul, virando uma verdadeira atração turística. Anteriormente, os imigrantes alemães costumavam servir um café reforçado ao final de suas festas típicas, chamadas Kerb, e o costume permaneceu.

Quando falamos em café, não pense que a refeição consiste apenas em café preto e pequenos lanches. Na verdade, ela tem de tudo um pouco: bolos, pães, doces, salgados, geleias artesanais, queijos, salames etc. As mesas ficam literalmente lotadas de comida!

Entre os quitutes encontrados estão as famosas cucas. Esse é um pão doce (para alguns, um bolo) típico da culinária alemã. Tem cobertura crocante e várias opções de sabores.

4. Tainha na taquara

A taquara nada mais é do que o nome pelo qual os gaúchos chamam o bambu. Já a tainha é conhecida como anchova em diversos estados. Apesar do amor pela carne vermelha, os gaúchos não dispensam uma boa receita com peixe, principalmente nas regiões litorâneas.

De origem indígena, este é um prato tradicional gaúcho que passa bem distante dos costumes italianos e alemães. É a comida mais vendidas na Festa Nacional do Peixe, que acontece entre junho e julho em Tramandaí.

Na receita, a tainha é assada (com bastante tempero) em um espeto feito com taquara, ou ainda em grelhas na brasa. Atualmente já existem versões mais requintadas da refeição, contando com acompanhamentos como farofa ou com temperos de tomate, cebola e alcaparras.

5. Espeto corrido

Apesar de muita gente alegar que a criação do espeto corrido ocorreu no Paraná, não há dúvidas de que foi o Rio Grande do Sul que o tornou popular. Por ser a maior área de criação bovina do Brasil, é natural que os gaúchos comam muito churrasco. A carne é tradicionalmente preparada no espeto, temperada apenas com sal grosso e sobre as brasas (você dificilmente verá um gaúcho usando a grelha para assar carne bovina). A costela é um dos grandes tesouros do gaúcho e com certeza é uma das maiores comidas típicas do Rio Grande do Sul.

Já o espeto corrido nada mais é do que um sistema de rodízio que serve uma variedade de cortes. Normalmente, você paga um valor fechado e pode comer o quanto quiser, incluindo acompanhamentos como arroz, salada de batata, salada verde, entre outros.

Entre as estrelas do churrasco gaúcho está a costela, que inegavelmente é macia e conta com uma capa de gordura. Aliás, em um típico domingo gaudério pode até não ter picanha (vai depender da preferência do assador), mas não faltará costela.

6. Galeto al primo canto

Anteriormente, os imigrantes italianos tinham o hábito de caçar pássaros de pequeno porte para, depois, assá-los na brasa. Posteriormente, com a proibição da caça de diversos animais, o galeto “al primo canto” foi adotado para substituir outras aves e para manter a tradição.

Talvez você esteja se perguntando: o que é esse tal de galeto al primo canto? São frangos de leite abatidos no primeiro mês de vida. Daí vem o nome, que significa “primeiro canto”, e faz referência à época do abate. Foi essa tradicional receita da Itália que deu origem às inúmeras galeterias que hoje existem em todo o Rio Grande do Sul e por conseguinte no Brasil.

Na Serra Gaúcha, especialmente na região de Gramado e Canela, não faltam boas galeterias especializadas no rodízio de galeto. Sim, mas quem disse que os rodízios são apenas de carne bovina!? Além do frango assado, esses restaurantes costumam servir sopa, salada, polenta frita e espaguete, entre outros pratos.

Sem dúvidas o estado mais meridional do nosso país pode ser uma ótima opção para passear e viver bons momentos em família, a começar para gastronomia típica. As comidas típicas do Rio Grande do Sul são conhecidas por deixar os visitantes com água na boca e, além disso, agrada a todos com generosas porções. Por isso, na próxima visita que você fizer à região, não deixe de experimentar cada uma das delícias listadas neste artigo. Com toda a certeza você vai amar!

Por fim, se você gostou de saber mais sobre a culinária gaúcha, curta a nossa página no Facebook. Assim você poderá ficar por dentro das tendências em Gramado e Canela!

Compartilhe este artigo por: