Tipos de vinho: 5 categorias que você precisa conhecer!

Atualmente, existem inúmeros tipos de vinho disponíveis no mercado. Seja para quem aprecia a bebida ou para aqueles que desejam experimentar novidades, o que não faltam são alternativas para se deliciar. São tantas opções que fica até difícil conhecer todas!

Diante desse cenário, o que nos resta é descobrir novos sabores e aproveitar para, por exemplo, harmonizá-los com ótimos pratos. Então, que tal se familiarizar com as principais categorias dessa bebida milenar? Assim, na próxima vez que você sair para jantar ou reunir os amigos, já terá a oportunidade de escolher um vinho com características que agradem o seu paladar. Confira em seguida!

1. Vinho tinto

É a categoria mais conhecida e um dos tipos de vinho preferidos dos brasileiros. Sua produção ocorre a partir da fermentação do suco (ou mosto) extraído de uvas tintas ou pretas.

Entre as variedades de uvas tintas estão a famosa Cabernet Sauvignon, que produz um vinho intenso e de bastante tanino, sendo ideal para a harmonização com carnes. Em seguida, outra opção intensa é a uva Tannat, que pode apresentar aromas de figos, framboesa e amora, além de também ter alta carga de taninos — inclusive, o “tan” do nome vem de “taninos”. Por outro lado, para quem prefere um sabor um pouco mais leve, a uva Malbec produz um vinho com caráter macio e bastante frutado, lembrando ameixas maduras e frutas vermelhas.

2. Vinho branco

Este, por conseguinte, apresenta cor dourada e sabor frutado, sendo produzido a partir das uvas brancas. Servido normalmente em temperatura gelada e, em síntese, acompanha bem os peixes e frutos do mar. Entretanto, ainda é pouco consumido no Brasil, mas aos poucos está ganhando destaque.

Sua uva mais conhecida é a Chardonnay, que também está presente entre espumantes.

3. Vinho rosé

Ao contrário do que muita gente pensa, o vinho rosé não vem da mistura de tinto com branco. Inclusive, em algumas regiões isso é proibido por lei. Na verdade, o rosé é um vinho sofisticado e, além disso, é ideal para ser bebido no verão.

É feito de uvas tintas, podendo ter tons variados. Em suma, a diferença é que na produção dos rosés existe um processo no qual a casca da uva é excluída, dando origem a uma cor mais clara.

Nos EUA, este vinho é símbolo de status e bon vivant, sendo muito apreciado na costa da Califórnia. Além disso, na culinária, harmoniza com pratos como salmão.

4. Vinho doce ou de sobremesa

Ideal para quem ainda não está familiarizado ao mundo dos vinhos, o vinho doce licoroso conquista muitos paladares. Pode ser harmonizado com sobremesas de sabores cítricos, como tortinhas de laranja. Por ter alto teor alcoólico, o vinho doce é servido em cálices.

Agora, um detalhe: esta categoria não tem nada a ver com os chamados vinhos suaves, que na verdade são feitos com uvas de sobremesa (que sobretudo deveriam ser consumidas, e não vinificadas). Esses vinhos podem até mesmo ter adição de açúcar.

5. Espumante

Sim, espumante também é vinho! No entanto, existem várias subdivisões nesta categoria.

É chamado de espumante todo o vinho que passa por duas fermentações (uma normal e outra com adição de gás carbônico). Se esse processo é feito dentro da garrafa, o método é definido como tradicional ou champenoise. Já quando é realizado em tanques de inox, temos o método charmat. O primeiro dá mais corpo à bebida, trazendo mais qualidade. De qualquer maneira, vale experimentar os dois!

Uma curiosidade é que champagne e espumante são, tecnicamente, a mesma coisa. Porém, por uma questão de legislação, só os produzidos na região de Champagne, na França, é que podem ser chamados de champagne.

Depois de conhecer diferentes tipos de vinho, qual deles você está a fim de experimentar? Tem algum que você já conhece e aprecia? Divida sua opinião conosco nos comentários!

Compartilhe este artigo por: