O que é permuta de imóveis e como ela funciona?

Para você, que está pensando em comprar ou vender a sua propriedade, a modalidade da permuta de imóveis é interessante para não ficar preso somente a uma opção de negociação.

Permutar um imóvel é fazer a troca, com ou sem retorno financeiro, de modo que ambas as partes aceitem as condições e os preços que estão sendo praticados para os seus bens. Mas, afinal, você sabe como funciona a permuta de imóveis? Confira tudo sobre o assunto e abra o leque de opções na hora de negociar a sua propriedade. Acompanhe!

Como funciona a permuta de imóveis?

Primeiramente, para quem já possui uma propriedade e está buscando um novo imóvel, a permuta é uma opção de negociação, diminuindo a burocracia e o tempo de processo para a compra e venda. A permuta de imóveis é uma transação comercial com segurança jurídica, que significa que é reconhecida como um processo legal.

As garantias são estipuladas no contrato assinado por ambas as partes, que deve conter todos os pormenores da negociação, como os valores dos imóveis que estão sendo permutados, as condições de pagamento de possíveis quantias, a data de entrega das propriedades e outros detalhes que se façam necessários.

Para tornar legal o contrato de permuta, é necessário que se faça a escritura pública dos imóveis, na qual constarão valores e data de entrega das chaves aos respectivos proprietários.

Quando é possível realizar a permuta?

A permuta pode ser aplicada aos diferentes tipos de imóveis, como terrenos, casas, apartamentos e espaços na planta ou construção.

Para proprietários de imóveis que estão, por exemplo, buscando novas propriedades, que necessitam de uma mudança emergencial ou que estão em busca de bons negócios, a permuta de imóveis é uma excelente indicação.

No caso dos imóveis quitados, é preciso obter documentos legais que apontam se não consta nenhuma pendência administrativa e judicial. Assim, as propriedades estão aptas para serem negociadas na modalidade de permuta.

Já no caso dos imóveis financiados, é preciso conhecer os detalhes de contratação do crédito junto à instituição bancária. No caso da permuta, é preciso analisar se cabe essa prerrogativa no financiamento. Lembrando que o novo proprietário precisará passar pela avaliação de perfil financeiro e social para a aceitação do negócio, já que será realizado um novo financiamento.

Para quem é indicada a permuta de imóveis?

São diferentes os objetivos do investidor que opta pela permuta de imóveis. Contudo, todos eles têm em comum a redução do tempo e o custo nas transações imobiliárias, como a compra e a venda.

Separamos três exemplos de situações mais comuns da permuta de imóveis:

  • quando o investidor tem um terreno e quer transformá-lo em imóveis construídos. É possível negociar uma permuta com a construtora e entregar o espaço em troca de unidades construídas;
  • quando o proprietário busca trocar um imóvel por outro para diversificar os investimentos, sem precisar injetar dinheiro na negociação e apostando na valorização maior da nova propriedade;
  • em caso de uma mudança emergencial, em que é preciso trocar para um imóvel maior ou em outra cidade, a permuta reduz o tempo de espera da negociação de compra e venda.

Quais os cuidados ao realizar a permuta?

Assim como em qualquer transação imobiliária, é preciso ter bastante atenção à negociação. Igualmente a compra e venda, a transação deve ser acompanhada por profissionais especializados e cercada de cuidados. Confira, a seguir, alguns pontos aos quais você precisa estar muito atento antes de fechar o negócio!

Confira a situação legal dos bens

Antes de realizar a permuta, confira a comprovação de regularidade dos bens envolvidos. Por isso, é preciso pesquisar as condições administrativas e jurídicas dos imóveis por meio de certidões negativas e outros documentos.

Fique atento ao contrato

Tenha em mente que o contrato de permuta é diferente do realizado na compra e venda de imóveis. Nesse caso, o documento contratual deve ser feito por meio da escritura pública, e, nele, devem constar todos os dados que especificam valores, data de entrega e responsabilidades pelos tributos da transação.

Avalie os valores

Contrate um profissional para fazer a avaliação de valores das duas propriedades que estão sendo negociadas para evitar a supervalorização de ambas as partes. Caso haja a necessidade de complementação financeira na transação, ela também deve ser avaliada por especialistas.

Analise a quitação de impostos

Busque as certidões negativas que comprovem a quitação de impostos e a situação atual do imóvel junto aos órgãos. Você precisa se resguardar quanto a dívidas pregressas ou problemas administrativos dos quais a propriedade pode ser alvo.

Como se dá a permuta de imóveis com torna?

Quando os imóveis que estão sendo negociados não têm o mesmo valor, a diferença pode ser paga em dinheiro. Nesse caso, o processo chama-se permuta de imóveis com torna. Ou seja, com um retorno financeiro para igualar os valores que estão sendo negociados entre as partes.

Para que a permuta seja concretizada, é preciso que os valores dos imóveis e do retorno sejam descritos no contrato e tomem parte na escritura pública da transação, a fim de resguardar ambas as partes judicialmente.

Na escritura, constam a data de entrega das propriedades, valores, forma de pagamento e as responsabilidades tributárias pela transação.

Como os valores não são equivalentes nesse tipo de permuta, a aquisição do imóvel não estará isenta de imposto de renda, já que envolve ganho financeiro. Os valores recebidos pela troca dos imóveis precisam ser declarados, assim como os novos imóveis.

Na hora de negociar um imóvel por permuta, é recomendada a contratação de um profissional qualificado para ajudar no processo. O corretor imobiliário terá conhecimento para elaborar contratos, auxiliar na avaliação das propriedades e conduzir a parte burocrática do processo.

Para quem está buscando segurança na negociação, a dica mais importante é contar com o trabalho de uma imobiliária experiente. Como, por exemplo, a ROHDE, que atua há anos no mercado, auxiliando nos mais variados tipos de transações de imóveis.

Por fim, agora que você conhece a permuta de imóveis, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais! Deixe que mais pessoas saibam como funciona a troca de bens.

Compartilhe este artigo por: