Imóvel para idoso: veja agora 5 dicas para escolher o lar ideal

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) anunciou dados que apontam o crescente envelhecimento da população. Segundo divulgado pelo instituto, 25,5% dos brasileiros terão mais de 60 anos até 2060. Para acompanhar essa tendência, diversos segmentos têm se adaptado.

É o caso do setor imobiliário, que apresenta soluções em moradia para uma terceira idade ativa e segura. Assim, muitas das construções atuais já seguem o conceito de promover bem-estar ao público 60+. Em outros casos, pode ser preciso procurar com atenção o imóvel para idoso, de forma a diminuir riscos e favorecer a qualidade de vida.

Que tal conhecer os principais aspectos a considerar em uma residência para moradores da melhor idade? Prossiga a leitura e descubra 5 dos principais pontos a se atentar!

1. Escolha a moradia do tamanho certo

Imóveis com ampla metragem exigem maior esforço de limpeza e manutenção do que os compactos. É comum, inclusive, que as casas e apartamentos grandes requeiram a contratação de mão de obra especializada para estarem sempre limpos e bem conservados.

Então, se a ideia é garantir praticidade e autonomia aos moradores, as dimensões do imóvel devem ser compatíveis com o quanto eles querem — e podem — cuidar do lar. Inclusive, é importante ter em mente que, mesmo tendo excelente saúde, é provável que eles desejem tempo livre para aproveitar a vida.

Por isso tudo, tende a ser adequado que o imóvel para idoso ofereça todo o conforto, mas sem ser espaçoso além da conta. Assim, os imóveis pequenos são a indicação por darem menos trabalho e serem mais funcionais que as construções maiores.

2. Fique de olho na localização

Observar a localização é parte crucial de escolher um lar que proporcione condições ideais aos moradores com mais idade. Essa decisão envolve prestar atenção à infraestrutura ao redor do imóvel e em como ela pode beneficiar a rotina do idoso. Informar-se sobre esses aspectos é fundamental antes de adquirir uma propriedade em determinado bairro ou cidade.

Veja que encontrar o endereço certo vai muito além de saber se há supermercados e padarias no entorno. Isso porque o lugar mais adequado ao morador da melhor idade é aquele que reúne maior diversidade de atributos ligados à qualidade de vida. Portanto, dê preferência aos imóveis em cidades completas e estruturadas, como Gramado e Canela. Essas regiões são ótimos exemplos de locais onde a vida transcorre prazerosa e segura, em todas as idades.

Ambas as localidades da Serra Gaúcha dão um verdadeiro espetáculo no quesito bem-estar dos moradores. Nelas, as ruas são fortemente arborizadas, os calçamentos bem cuidados e as travessias de pedestres devidamente sinalizadas. Já as possibilidades de entretenimento estão por toda parte, em parques, museus, restaurantes e muitos outros caprichados lugares.

3. Priorize edificações que favoreçam lazer e convivência

Imóveis inseridos em contextos que proporcionam lazer e convivência são ótimos para idosos. Note que as interações são importantes em todas as fases da existência, mas se tornam ainda mais valiosas na terceira idade. Afinal, o prazer de viver está associado ao compartilhar, enquanto o processo de envelhecimento pode levar ao afastamento social.

Portanto, investir em um imóvel que propicie convivência equivale a fornecer estímulo para o idoso se manter ativo. Nesse sentido, os condomínios de prédios ou casas saem na frente, pois agregam espaços de convívio, exercícios e entretenimento.

Em muitos desses residenciais, é possível encontrar áreas excelentes, a exemplo de praças, pista de caminhada, piscina e academia. Há, inclusive, condomínios que adotam uma rotina de atividades dirigidas à terceira idade, como hidroginástica e alongamento.

4. Coloque os imóveis térreos no topo da sua lista

As escadas, e até mesmo os elevadores, podem ser barreiras difíceis para o idoso transpor. As escadas são altamente contraindicadas pelo constante perigo de provocarem tropeços e quedas. Esses acidentes, quando ocorrem com idosos, são potencialmente danosos à qualidade de vida. Pois, após os 60 anos, a recuperação de um tombo acaba sendo mais lenta — e nem sempre é total.

No tocante aos elevadores, o risco mais evidente é de esses equipamentos não pararem 100% nivelados com o piso do andar. Quando ocorre esse desnível, e não é percebido pelo idoso, é como aparecer um “degrau” bem no meio do caminho.

Além disso, eventuais panes no equipamento — por falta de energia ou falha técnica — nem sempre são encaradas com naturalidade por quem tem idade avançada. Desse modo, os imóveis térreos devem encabeçar a relação das construções bem cotadas para a moradia de pessoas idosas.

5. Lance o foco na segurança

Segurança é essencial para o bem-estar do idoso, que faz parte de uma população comumente visada pelos criminosos. Portanto, a moradia de quem está avançado na maturidade precisa ter aparatos que aumentem a sua proteção e desencorajem invasores.

Desse modo, se o idoso faz questão de morar em uma casa, é importante que essa residência conte com câmeras de segurança e alarme. Contudo, o ideal mesmo é o morador de terceira idade aderir à vida em um empreendimento residencial, daqueles com serviço de portaria e vigilância.

Nos condomínios, os atos simples do dia a dia, que envolvem perigo nas casas fora de empreendimentos — a exemplo de receber uma entrega e atender à porta —, não serão problema. A estrutura de acesso do condomínio dificulta ações mal-intencionadas, como aproveitar a entrada do idoso no lar para invadir sua propriedade.

Até aqui, elencamos os pontos que devem ser observados com atenção, relacionados à estrutura da localidade e do imóvel para idoso. Agora, queremos destacar a importância de uma assessoria imobiliária de confiança para a escolha da residência.

Esse apoio torna muito mais simples identificar o imóvel para idoso e lidar com a parte documental da locação ou compra. Assim, seguir as nossas dicas e ter ao seu lado a experiência de quem entende tudo de aluguel e compra de imóveis fará toda a diferença para você fechar um excelente negócio!

Agora, entre em contato com a Imobiliária Rohde! Temos as melhores soluções em imóveis premium para apresentar a você, nas regiões mais valorizadas de Gramado e Canela.

Compartilhe este artigo por: