A energia do sol está disponível em todas as regiões e pode ser utilizada de diversas maneiras. Vale a pena buscar formas de levar esse recurso para dentro de casa, já que a iluminação natural melhora o aspecto dos ambientes e impacta na saúde dos moradores, proporcionando bem-estar.
Soluções que permitam aproveitar a luz natural também eliminam, por exemplo, a necessidade de manter lâmpadas acesas durante o dia. Como consequência, você consegue reduzir o consumo de energia elétrica em seu imóvel.
Quer dicas para desfrutar de todos esses benefícios? Então, prossiga na leitura e confira as 5 melhores!
1. Mantenha as janelas limpas
As residências modernas são compostas, em sua maioria, por fechamentos de vidro. Isso significa que boa parte da luminosidade externa acessa os ambientes a partir das janelas. Logo, é importante mantê-las livres de poeira e outras partículas que possam reduzir o nível de transparência do material.
Limpezas semanais são suficientes para eliminar o pó e manter as superfícies de vidro sempre em bom estado. Portanto, inclua a higienização das janelas na agenda de faxina e desfrute da luz natural ao máximo.
2. Apare os arbustos próximos das aberturas
Casas com quintais e varandas amplas têm espaço de sobra para o cultivo de diferentes espécies vegetais. O problema é que as plantas crescem rápido e, dependendo do porte, conseguem cobrir grandes áreas. Isso explica por que muitos galhos e folhas criam barreiras em frente às portas e janelas.
Portanto, a saída, nesses casos, é fazer a poda de arbustos, árvores e trepadeiras com frequência. O uso do verde em ambientes internos também é tendência na decoração, mas evite manter vasos muito perto das aberturas, já que tendem a bloquear a luz e gerar sombras.
3. Planeje a disposição dos móveis e equipamentos
A posição da mobília e dos eletrodomésticos também influencia na quantidade de iluminação natural recebida. Afinal, são itens volumosos e com bastante espessura, capazes de criar barreiras físicas que prejudicam a entrada do sol nos cômodos.
A dica é observar o layout dos ambientes bem como verificar o comportamento da luz em diferentes horários. Se perceber o surgimento de sombras, altere a configuração dos espaços — afastando um armário alto que ficava ao lado da janela, deslocando uma mesa que permanecia em frente à porta principal etc.
4. Invista em cortinas com pouca espessura
São vários os materiais empregados na fabricação de cortinas. Porém, se o seu objetivo é tirar proveito da luz solar, priorize os modelos feitos com tecidos leves. Seda, voil e linho são boas opções, principalmente se apresentarem tons claros e poucas estampas.
Você também pode investir em persianas para controlar o nível de claridade. Existem vários modelos no mercado — em alumínio, madeira, bambu e PVC —, o que facilita no momento de compor os ambientes.
5. Combine cores claras e espelhos
Nuances suaves como branco, bege e cinza refletem melhor a luz. Por isso, são perfeitas para compor grandes superfícies da casa. Você pode aplicá-las em pisos, paredes, forros e móveis maiores, limitando as cores mais chamativas a pequenos objetos e acessórios.
Outro elemento que ajuda a refletir a luminosidade vinda de fora é o espelho. Então, providencie vários exemplares e decore-os com molduras bonitas. Aliados às cores claras, eles deixarão seu lar mais iluminado e agradável em qualquer hora do dia.
Gostou das estratégias listadas em nosso post? Então, nada impede que você adote mais de uma dica para potencializar os resultados e obter todos os benefícios da iluminação natural. Portanto, faça suas escolhas e mude a atmosfera da casa para melhor!
Por fim, se curtiu as informações deste artigo e quer receber outros conteúdos do blog, assine a nossa newsletter!