Entenda o que é uma cortina de vidro e como usá-la na sua casa

Você já vem pensando em usar cortina de vidro para decorar a sua casa? Esse é um acessório cada vez mais utilizado para aproveitar a luz natural e deixar o ambiente com contornos modernos.

Esse modelo de cortina é uma tendência para a decoração das varandas e sacadas, principalmente para imóveis em região litorânea, pois, além de dar a sensação de expandir o cômodo, ainda garante muito sol.

Quer saber mais sobre esse acessório que tem tanta utilidade para compor os ambientes com o uso de iluminação natural? Então, confira tudo sobre a cortina de vidro neste post!

O que é cortina de vidro?

A cortina de vidro funciona como uma parede composta por várias folhas sanfonadas que permitem abrir o espaço como uma janela panorâmica, permitindo a visão total do ambiente ao redor.

Esse modelo de cortina como divisória já é utilizado há muitos anos para imóveis construídos em frente ao mar. No entanto, seguindo tendências de mercado, esse acessório está ganhando as sacadas e varandas de apartamentos e casas nas cidades.

Como usar a cortina de vidro?

Esse item decorativo pode ser utilizado não só para o fechamento das sacadas e varandas, mas também para dividir ambientes com elegância e sofisticação.

O posicionamento do imóvel em relação aos raios solares é fundamental para decidir em quais pontos a cortina de vidro trará um diferencial de iluminação natural.

O vidro utilizado na cortina é temperado e tem uma espessura mais grossa. Como resultado, garante mais segurança e resistência quanto aos impactos e às alterações de temperatura.

Tipos de cortina de vidro

  • Sistema europeu: esse é o modelo mais popular, que permite a abertura total da cortina. As folhas de vidro são alinhadas em apenas um trilho e por um pivô central, com um giro de 90 graus. Assim, é  possível abrir e fechar o acessório;
  • sistema Versatik: esse modelo funciona como uma janela. As duas laterais são fixas e as folhas centrais se movem sobre um trilho, permitindo a abertura parcial do acessório;
  • sistema Stanley: esse modelo permite quase a abertura total da cortina. Tem vãos nos trilhos que recolhem as folhas para uma parte fixa em uma das extremidades.

Quais são os benefícios da cortina de vidro?

A iluminação natural constante e a ventilação são os maiores benefícios da cortina de vidro em diferentes ambientes do imóvel. A cortina funciona como uma janela panorâmica, que permite a abertura total do espaço, valorizando o ambiente tanto pelo aspecto de uma decoração sofisticada quanto pela circulação de ar.

Se, por um lado, há o benefício da ventilação, por outro, a segurança e a facilidade de ter tudo aberto, mas protegido, são fatores que pesam na decisão de escolha desse tipo de acessório.

Decorar a casa e aproveitar a iluminação natural torna o ambiente completamente diferente. Por isso, vale a pena investir nesse acessório que está em alta e valoriza muito os cômodos da casa.

Por fim, agora que você já conhece como funciona a cortina de vidro, que tal nos seguir nas redes sociais? Receba informações atualizadas diretamente no feed de notícias. Estamos no Facebook e no Instagram!

Compartilhe este artigo por: