design de luxo

Quer usar design de luxo na sua casa? Veja nossas dicas!

O design de luxo é uma tendência cada vez mais encontrada nos imóveis de alto padrão, com projetos que trazem inovação, bom gosto e sofisticação, além de funcionalidades inteligentes que se adequam ao dia a dia dos proprietários.

É claro que diferentes pessoas têm definições distintas do que é luxuoso, mas, de qualquer maneira, o design de luxo busca integrar essas visões. Nos interiores das residências, ele pode representar conforto, equilíbrio e qualidade de vida, aproveitando melhor o espaço e o tempo disponíveis.

Atualmente, a tendência está em trabalhar o requinte de maneira simples, já que a ostentação se tornou cafona.

O foco é criar ambientes agradáveis e voltados às experiências.

Um bom design de luxo pode ser aquele que permite reunir amigos em casa, socializar e se divertir.

Ou seja, ele alia funcionalidade e beleza, fazendo com que todos se sintam confortáveis.

A seguir, você conhecerá algumas das principais características desse estilo.

Confira as ideias, selecione aquelas que mais agradam e deixe sua casa ainda mais incrível!

Cores neutras

Atualmente a tendência no design de luxo é a ideia de “menos é mais”, isto é, o minimalismo.

Isso também vale para as cores, que tendem a ser neutras, evitando poluir o ambiente com muita informação.

Além de sofisticação e elegância, as cores neutras proporcionam mais simplicidade e leveza aos espaços.

Entretanto, vale lembrar que isso não significa que os cômodos da casa devem ficar apáticos.

Muito pelo contrário: os tons neutros devem ser harmonizados de maneira correta com a decoração, trazendo um toque de vivacidade.

Uma ideia é quebrar a seriedade com alguns objetos de decoração mais coloridos.

Hoje em dia, estão em alta o cinza, marrom, creme ou caramelo, amêndoa, bege e off-white (branco quase amarelado) — tons que podem ser contrastados com outras cores mais chamativas, como o vermelho, o amarelo e o laranja.

Muitos espelhos

Espelhos dão ainda mais vida às decorações luxuosas, seja nos detalhes ou em posições de destaque.

Uma tendência é a utilização no hall de entrada, iluminando e ampliando o ambiente.

Você pode utilizá-los logo acima do aparador, que também é comum nesse tipo de cômodo.

Os espelhos podem ser tanto redondos, como ovais ou quadrados.

Se você gosta de algo mais ousado, aposte em uma parede inteira de espelho no hall.

Outro uso comum é nos quartos. Porém, não pense que aqui os espelhos servem somente para ajudar as pessoas a se vestirem, já que eles também são peças de decoração de luxo que agregam sofisticação. Uma sugestão é instalar atrás da cabeceira da cama ou sobre os criados-mudos. Além disso, é claro, não podem faltar lindos espelhos nos lavabos e banheiros das suítes.

Obras de arte

Luxo e obras de arte andam lado a lado. Afinal, quem tem bom gosto para a decoração também costuma apreciar o trabalho de artistas talentosos, não é mesmo? Independentemente do tamanho do apartamento, os ambientes sociais costumam ganhar muita personalidade quando recebem quadros e outros objetos criativos. Inclusive, essa é uma alternativa para trazer cores mais vivas que contrastam com as paredes neutras.

Quadros abstratos têm sido bastante utilizados, mas não é uma regra. De todo modo, as obras de arte trazem tanto valor cultural como histórico ao lar, dependendo da escolha feita. Também é válido escolher esculturas e peças de design para adornar as mesas, estantes e aparadores, por exemplo. Além disso, é interessante dar às obras o destaque que elas merecem. Isso pode ser feito aplicando uma cor diferenciada na parede ou ainda investindo em uma iluminação mais criativa, saindo do lado, do chão ou do teto.

Sustentabilidade

Uma das características marcantes das residências de alto padrão é a exigência com a qualidade em todos os pontos, partindo desde o processo de fabricação de um artigo. Com isso, naturalmente, surge o interesse em utilizar móveis e objetos de marcas comprometidas com a sustentabilidade. No setor moveleiro, por exemplo, cada vez mais empresas se preocupam com esse aspecto.

Hoje existem linhas de móveis com madeira de florestas plantadas, além de produções e decorações exclusivamente nacionais (ideal para quem valoriza os produtos e os artesãos brasileiros). Outra tendência que cresce é o uso de madeiras de demolição, trazendo muitas vezes um aspecto mais rústico ou bruto que dá um toque poético aos ambientes. Somado a isso, espelhos d’água e paredes de plantas vêm tornando os cômodos mais agradáveis e agregando qualidade de vida, ajudando até mesmo a amenizar problemas de poluição.

Escolha do estilo perfeito

Um dos pontos centrais do design de luxo é escolher um estilo de decoração que combine com as preferências dos donos da casa. Definir um nicho arquitetônico auxilia na percepção de personalidade e direciona o trabalho, construindo uma unidade em relação aos diferentes cômodos.

Alguns dos estilos que vêm sendo utilizados são:

  • arquitetura contemporânea: abrange vários movimentos e tendências, valorizando o conforto, a funcionalidade e traços geométricos;
  • arquitetura clássica: usa grandes pilastras e aposta na verticalidade, transmitindo imponência, além de deixar um pouco de lado o conceito de “menos é mais”;
  • arquitetura minimalista: aposta em traços simples e tons sóbrios para montar ambientes “clean“, com poucos móveis e um toque futurista ou industrial.

Junto ao estilo perfeito, é importante escolher produtos de luxo que acompanhem a proposta.

Alguns exemplos são materiais como mármore, granito, madeira, pedra, vidro e porcelanato.

Além disso, você pode investir em luminárias sofisticadas, móveis com design inovador, além das outras ideias já citadas.

Como vimos, não há uma rigidez sobre o que é ou o que não é considerado design de luxo.

Isso porque cada pessoa ou família têm suas preferências e sua rotina.

Sendo assim, é fundamental que a arquitetura e o design de interiores considerem o modo de vida dos proprietários.

Valorizando sempre aquilo que for muito importante para quem mora no local.

Se você gostou deste artigo, mostre as opções do design de luxo para seus familiares e amigos. Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Compartilhe este artigo por: