Quais tipos de lareira ficam bons em sua casa? Confira!

Muitos equipamentos podem ser empregados para aquecer as residências. Os diferentes tipos de lareira entram nessa lista porque decoram e, ao mesmo tempo, proporcionam conforto térmico para quem deseja degustar um bom vinho ou um prato especial na estação mais fria do ano.

Ainda tem dúvidas sobre o modelo perfeito para a sua casa? Prossiga na leitura do artigo e confira as nossas dicas para acertar na escolha desse item tão importante!

Quais são os principais tipos de lareira?

Uma boa lareira é elemento fundamental em projetos arquitetônicos de alto padrão. Nas regiões que costumam apresentar baixas temperaturas no inverno, como é o caso de algumas cidades do sul do país, esse equipamento não pode faltar de jeito nenhum.

Confira, a seguir, os principais modelos disponíveis no mercado.

A gás

Essa lareira não utiliza lenha e, portanto, não gera fuligem. Consequentemente, não demanda a instalação de dutos de exaustão para liberar fumaça. O projeto precisa ser adaptado conforme o ambiente e o recurso disponível para acionamento (geralmente gás GLP).

Há, basicamente, dois modelos de lareira a gás. Um é linear e tem pedras vulcânicas sobre os queimadores para reter o calor por mais tempo. O outro emprega lenhas de cerâmica refratária que garantem um excelente rendimento térmico.

A lenha

É a mais tradicional entre os tipos de lareira e requer mão de obra especializada para executar cada parte corretamente. O modelo também exige a instalação de chaminé ou de dutos específicos para liberar a fumaça proveniente da queima da madeira.

A lareira a lenha costuma ser feita em concreto, alvenaria ou metal. Dependendo do material empregado na construção, é possível revesti-la com pedras decorativas, pastilhas e até placas de porcelanato.

Elétrica

Tem funcionamento semelhante ao de um aquecedor e reproduz as imagens do fogo com suas labaredas. Para ligá-la, basta acionar um botão por meio de controle remoto e curtir o efeito tridimensional gerado na parte frontal do equipamento.

Por consumir apenas energia elétrica, ou seja, nada de gás ou lenha, é um excelente modelo para apartamentos e casas com crianças pequenas. Além de proporcionar segurança, esse tipo de lareira costuma ser portátil — pode ser levada para qualquer cômodo.

Ecológica

É uma versão que utiliza álcool ou etanol como combustível. Trata-se de uma opção menos poluente, por isso, leva esse nome. Assim como a elétrica, está disponível em modelos que podem ser transportados de um lugar para outro sem esforço.

A lareira ecológica também não queima lenha e não gera fumaça. Assim, é ideal para quem deseja um equipamento prático, sustentável e que não produza muita sujeira.

Como adequar o modelo ao ambiente?

Agora que você sabe quais são os modelos mais comuns quanto à forma de acionamento, precisa pensar em alguns aspectos, como o formato do equipamento e a sua posição no ambiente. Essas características devem ser definidas antes da instalação.

Se o cômodo for amplo

Salas grandes ou integradas a outros recintos proporcionam maior liberdade na escolha da lareira. Isso porque têm espaço de sobra para receber diferentes modelos: de canto, de parede ou central.

Se o objetivo é inovar na composição e obter um visual moderno, vale a pena apostar na lareira central. A proposta consiste em instalar o equipamento no meio do cômodo e fazer com que fique rodeado de móveis (cadeiras, banquinhos, pufes). Esse modelo causa impacto e ajuda a valorizar o imóvel para a venda.

Se o espaço for compacto

Ambientes menores, por outro lado, exigem soluções inteligentes para otimizar o espaço. Como o objetivo é preservar as áreas de circulação, a dica é investir em lareiras que possam permanecer em algum canto inutilizado do recinto.

Os modelos de parede também são boas opções para lugares pequenos, mas é importante posicioná-los bem no centro da estrutura para que o visual fique equilibrado.

Conseguiu entender os pontos positivos dos principais tipos de lareira? Esperamos que as dicas ajudem você a encontrar a versão perfeita para embelezar a casa e deixá-la mais agradável nos dias que pedem mais calor e um toque de aconchego.

Se você gostou deste artigo, curta a nossa página no Facebook e visualize as próximas publicações em seu feed de notícias!

Compartilhe este artigo por: