Quer saber como montar uma microcervejaria para ter em sua casa?

Os brasileiros sempre tiveram predileção por cerveja. De acordo com um estudo do Sebrae, essa bebida corresponde a mais de 80% do mercado de bebidas alcoólicas do país. Ocorre que, nos últimos anos, os brasileiros descobriram que poderiam fabricar suas próprias cervejas, criando assim uma microcervejaria.

Essa novidade pode surpreender quem está acostumado a comprar a bebida de grandes marcas, pois o mercado de cerveja artesanal cresce cerca de 35% ao ano.

Talvez você esteja pensando que este artigo seja para sugerir uma ideia de negócio. Na verdade, nosso objetivo é mostrar como uma microcervejaria pode valorizar o seu imóvel e te dar um novo hobby. Leia e entenda!

O que é uma microcervejaria?

Agora que você sabe que é possível criar uma cerveja de qualidade em casa, vamos entender como funciona uma microcervejaria. Em tese, você não precisa criar um espaço próprio para produzir cerveja artesanal. Uma cozinha espaçosa já é o suficiente.

Contudo, como nosso objetivo é sugerir um cômodo que mescle esse hobby com a sua decoração, torna-se interessante verificar um local específico para tal atividade. Adaptar a cozinha gourmet já é uma possibilidade.

O local deve contar com espaços para as panelas (normalmente de 20 litros), moedores de grãos, encanamento de água e gás etc. Existem empresas que vendem kits para produção, mas antes de adquiri-los, busque entender o processo de elaboração.

Ademais, o local deve ser amplo o bastante para que as pessoas consigam circular com conforto. A produção de cerveja pode ser feita com a ajuda de várias pessoas, sendo comum que grupos de amigos se dediquem a essa tarefa, passando juntos por esse momento especial.

Posso comprar a cerveja?

Nem todo mundo se sente à vontade produzindo cerveja artesanal. Se esse for o seu caso, vale à pena olhar para a sua microcervejaria como se ela fosse uma espécie de adega.

Isso faz com que o morador precise escolher móveis adequados para a organização e para o armazenamento das cervejas que deseja comprar. A iluminação, a ventilação e a refrigeração também são características importantes para conservar o sabor das bebidas.

Como acertar na decoração?

Em primeiro lugar, o morador deve definir o espaço onde será montada a sua microcervejaria. Depois, ele deve buscar referências para entender o que incluir nesse ambiente.

A cerveja é uma bebida que remete ao descanso e à socialização. Por isso, você pode colocar a sua microcervejaria próxima à área externa, caso você seja um fã de churrasco, ou à cozinha gourmet, caso goste de cozinhar.

Algumas pessoas têm paixão, por exemplo, por esportes e gostam de assistir às competições ao lado de seus amigos. Nesse caso, a microcervejaria pode ser equipada com televisores para atender a essa demanda.

É necessário que esse ambiente respeite à personalidade do morador. Por isso, não adianta a sua microcervejaria ser sofisticada, se você não se sentir à vontade nela.

Objetos de decoração são importantes?

Copos de chope, bolachas, mesas de sinuca e dardos são somente alguns exemplos de objetos simples que podem ajudar a criar uma microcervejaria aconchegante. Por isso, não os menospreze!

Como vimos, a microcervejaria se tornou uma tendência de mercado e decoração, disputando com adega a preferência de muitas pessoas. Produzir e/ou consumir a cerveja em casa está se tornando um hábito cada vez mais comum.

Gostou desse artigo? Então, compartilhe-o pelas redes sociais. Sem dúvidas, muitos dos seus amigos e conhecidos vão adorar ler mais sobre microcervejaria!

Compartilhe este artigo por: