vinhos de gramado e canela

Vinhos de Gramado e Canela: conheça os 3 melhores produzidos por lá

A Serra Gaúcha atrai milhares de pessoas de diversos locais do Brasil e do mundo, todos os anos, e, entre as suas principais atrações, estão a diversidade gastronômica e o turismo enológico ou enoturismo. A produção de vinhos em Gramado e Canela se destaca nesse cenário.

Vizinhas do Vale dos Vinhedos, as duas cidades são berços de excelentes vinícolas produtoras de vinhos.

Assim também, muito tradicionais na região, elas costumam oferecer visitas guiadas com direito à degustação dos seus melhores vinhos.

Ainda mais se você ama a harmonização de pratos deliciosamente sofisticados, influenciados pela culinária de diversos países, com vinhos de excelente qualidade, então, Gramado e Canela precisam estar no seu roteiro.

Antecipadamente, para dar aquele empurrãozinho na sua vontade de se deliciar com eles, conheça, nos tópicos a seguir:

Os melhores vinhos de Gramado e Canela. Confira!

1. Dionísio – Vinícola Ravanello (série vinhos de Gramado e Canela)

A Vinícola Ravanello foi a primeira no Brasil a conquistar o selo de produção integrada.

Em síntese, isso significa que seus métodos de produção sustentáveis asseguram a qualidade dos seus produtos.

É considerada uma vinícola Boutique, já que sua produção não excede 50 mil litros anuais.

Dessa forma, oferece uma linha clássica, uma linha premium e o Dionísio, que, segundo a própria produtora, é a “expressão máxima entre todas as escolhidas pela vinícola em cada safra”.

Sua fermentação e sua estabilização acontecem em barricas de carvalho francês, sendo as segundas de primeiro uso. As uvas que o compõem variam a cada safra, dessa forma, ele pode não ser lançado todos os anos, o que o torna ainda mais exclusivo.

Enfim, quando for degustar vinhos em Gramado, não perca a oportunidade de experimentar o Dionísio da Vinícola Ravanello.

2. Barbatoni – Vinícola Casa Seganfredo (série vinhos de Gramado e Canela)

A Casa Seganfredo contrasta tradição e rusticidade com tecnologia moderna aplicada à produção dos melhores vinhos. Além deles, também são produzidos espumantes da mais alta qualidade, bem como sucos de uva integrais.

Seus vinhos foram batizados com o apelido recebido por um dos primeiros membros da família Seganfredo, de origem italiana, ao se instalar no Brasil. Primeiramente, os colonos da região na época o apelidaram de Babatoni, misturando as referências à sua barba e ao seu nome, que era Antônio.

As versões de seus vinhos, cada qual com suas características especiais, são:

  • Barbatoni Cabernet Sauvignon;
  • Barbatoni Merlot;
  • Barbatoni Montepulciano.
3. Espumante Moscatel – Vinícola Jolimont (série vinhos de Gramado e Canela)

O Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus já premiou diversos vinhos brasileiros em, praticamente, todas as suas edições. Dentre eles, com medalha de ouro dupla, está o Espumante Vinho Moscatel 2015 da vinícola Jolimont.

A vinícola está localizada em Canela, em um vale com vistas cinematográficas. Afinal, ela teve origem em 1948 pelas mãos de imigrantes franceses e, desde então, vem construindo a tradição que a coloca entre as melhores da Serra Gaúcha.

Em conclusão, com tantas opções de vinhos em Gramado e Canela, inclusive premiados, é impossível que os apaixonados por enologia não se animem a conhecê-los. As duas cidades são fantásticas, inclusive para se viver, e se você estava procurando um motivo para investir em imóveis na região, os vinhos produzidos por lá são uma excelente razão.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a tradição de vinhos em Gramado e Canela? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram e tenha acesso a mais conteúdos como este.

Compartilhe este artigo por: