festival de cinema gramado

Saiba tudo sobre o 49º Festival de Cinema de Gramado

Todos os anos ocorre em Gramado, na Serra Gaúcha, o grandioso Festival de Cinema. O evento, que é internacionalmente reconhecido, conta com diversas premiações, homenagens e parabenizações aos homenageados.

Este ano o evento ocorrerá de 13 a 21 de agosto de 2021.

Quer saber mais sobre a história Festival de Cinema em Gramado e como será a edição deste ano? Vamos ao post e boa leitura!

História do Festival

O Festival de Cinema de Gramado possui o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil, sempre se adaptando a novas tendências do audiovisual e trazendo os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança.

O evento foi palco de momentos significativos para a história e a afirmação da arte cinematográfica no país. Tudo começou em 1973, quando o evento foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição, que surgiu da união da Prefeitura Municipal de Gramado com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Estado, aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, já com a disputa pelo Kikito, o “Deus da Alegria”, cuja estatueta foi criada por Elizabeth Rosenfeld, grande incentivadora do artesanato gramadense.

As primeiras edições foram marcadas por sensacionalismo, nudez e estrelas que buscavam fama e reconhecimento na Serra Gaúcha. Com a chegada dos anos 80 e o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos diversos espaços, o evento conquistou o título de um dos maiores do gênero no País. Já no início dos anos 90, com a posse do governo de Fernando Collor, o Brasil presenciou um processo de quase extinção da cinematografia nacional. Para sobreviver, o Festival se tornou internacional com uma edição ibero-americana, realizada entre 15 e 22 de agosto de 1992. A nova fórmula internacional, inédita no Brasil, foi aprovada, dando novo significado ao evento.

Com o Festival de Cinema de Gramado, a Serra Gaúcha se tornou palco de debates e importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público em geral. Importantes nomes do cinema nacional e ibero-americano foram celebrados com Kikitos ou homenageados com troféus como Oscarito, Eduardo Abelin, Cidade de Gramado e Kikito de Cristal. Othon Bastos, José Wilker, Sônia Braga, Lucélia Santos, Fernanda Torres, Marieta Severo, Hugo Carvana e Marília Pêra são alguns dos atores que têm o Kikito em casa. Em nível internacional, Pedro Almodóvar, Juan José Campanella, Javier Bardem, Marisa Paredes e Norma Aleandro já foram consagrados.

Em sua edição de 40 anos, realizada em 2012, o Festival se reinventou com um perfil mais democrático e inúmeras mudanças, onde a figura do presidente deixou de existir e as entidades de cinema ganharam maior participação. Outros fatores foram fundamentais na construção da nova fase do Festival de Gramado, como a volta da exibição dos curtas gaúchos no Palácio dos Festivais e ingressos mais baratos para todas as exibições. Em 2014, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos públicos de Gramado, passa a estar à frente do evento, conferindo mais transparência ao Festival. (Fonte: www.festivaldegramado.net/historia/).

Edição 2021

A programação de exibição dos filmes em competição no 49º Festival de Cinema de Gramado, que este ano acontece entre os dias 13 e 21 de agosto, está definida!

Assim como em 2020, a edição de 2021 seguirá o modelo multiplataforma, unindo televisão e internet.

As mostras competitivas serão transmitidas na TV, através do Canal Brasil e TVE-RS, e por streaming, no Globoplay. Na TV, pelo Canal Brasil, os espectadores podem acompanhar, a partir das 21h30, os longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos, além dos curtas-metragens brasileiros e do filme de encerramento. No Rio Grande do Sul, a TVE exibirá os curtas-metragens gaúchos de 16 a 19 de agosto, com sessões sempre a partir das 22h30. Os filmes serão divididos em quatro programas.

A Cerimônia de Premiação, que será ao vivo direto do Palácio dos Festivais, também poderá ser acompanhada pela TV e pela internet no sábado, dia 21 de agosto. Às 16h, acontece a entrega dos troféus do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, com transmissão da TVE-RS, e às 21h30, com transmissão do Canal Brasil, será a tradicional cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Gramado com a entrega dos Kikitos.

O projeto Educavídeo, mostra acessível e o Conexões Gramado Film Market serão transmitidos pelas redes sociais do evento.

Confira a programação completa aqui.

Conheça a história do prêmio Kikito de Ouro

O prêmio entregue durante o Festival de Cinema de Gramado é conhecido como Kikito, o deus da Alegria. O Kikito foi idealizado pela artista plástica gramadense Elizabeth Rosenfeld, por volta de 1965. As estatuetas eram feitas de imbuia, mas, desde 1990, elas são feitas em bronze, se tornaram um símbolo do evento.

O deus da alegria, Kikito, foi feito para ser um símbolo de luz e energia positiva, do mesmo modo como um sol iluminando um céu cinza — comum para a serra gaúcha em diversas épocas do ano. O escultor original da peça, bem como, vencedor de um concurso voltado aos artistas plásticos de Gramado, foi Orival da Silva Marques, conhecido como Xixo.

Veja algumas curiosidades desse evento

Vamos apresentar algumas curiosidades sobre o Festival de Cinema e sua ligação com a região da Serra Gaúcha. Veja:

  • existe um museu do cinema em Gramado, que fica no Palácio dos Festivais e pode ser visitado o ano todo;
  • o Palácio dos Festivais vende ingressos para o Natal Luz, grande evento festivo do final de ano;
  • o Festival de Cinema de Gramado pode ser visitado pelo grande público, e os ingressos ficam disponíveis ao final do mês de julho;
  • durante a ditadura militar, o Festival de Gramado foi um símbolo de resistência contra a censura, apresentando filmes considerados subversivos.

Por fim, se você está planejando visitar a região da Serra Gaúcha para participar do Festival de Cinema em Gramado, que logo iniciará, saiba que é uma boa oportunidade para desfrutar do clima, da hospedagem e da cultura das cidades ao redor, como Canela e a própria Gramado. A arquitetura da cidade é convidativa aos olhos, chamando atenção por sua influência europeia.

Ficou com vontade de ir agora mesmo para Gramado e ver as maravilhas da cidade e região? Então, compartilhe este post nas redes sociais com seus amigos!

Compartilhe este artigo por: