Casa ou apartamento? Saiba como escolher em Gramado e Canela

Na hora de se mudar ou procurar um imóvel para morar, é comum ficar em dúvida entre casa ou apartamento, afinal, as duas alternativas têm vantagens e desvantagens, desde alguns pontos, como privacidade e manutenção, até detalhes, como áreas de lazer e segurança.

Nessa hora, é fundamental saber pesar os prós e contras de cada alternativa e ter tranquilidade na escolha, afinal, esse é um passo importante e impacta a vida de todos os membros da família que morarão na nova residência.

Para facilitar essa escolha, neste texto, nós mostramos alguns pontos essenciais que você deve considerar para saber qual opção escolher, tendo segurança de que está tomando a decisão certa para todos os membros da sua família. Confira a seguir!

Características de morar em uma casa

Primeiro, vamos mostrar as características mais importantes de morar em uma casa, contando com vantagens e desvantagens dessa opção. Lembre-se de que as duas alternativas podem agradar, mas é preciso avaliar bem as expectativas e necessidades de todos.

Tamanho

Começamos pelo tamanho, que é um ponto crucial para quem quer escolher entre casa ou apartamento. Geralmente, aqui, a casa leva vantagem, mas isso não é uma regra.

É mais comum que casas tenham um maior espaço total da propriedade, sendo que o proprietário é dono da construção e do terreno, não existindo “áreas comuns”, como nos apartamentos. No entanto, é preciso verificar todos os imóveis disponíveis, pois também existem apartamentos com um grande espaço.

Para quem gosta de fazer confraternizações, reuniões de família e outras atividades em uma área de lazer privativa, a casa é a escolha mais acertada, afinal, você pode ter tudo isso em sua residência, sem precisar respeitar as normas de condomínio e outras disposições.

Privacidade

A privacidade também é um ponto a favor da casa. Mesmo morando em um apartamento que ocupa o andar inteiro, ainda assim, existirão os vizinhos de cima ou de baixo, que podem incomodar ou ser incomodados por você.

Assim, a casa é um imóvel com mais privacidade, afinal, você não precisará se preocupar com os outros moradores e vizinhos de parede. Claro que é preciso ter bom senso, pois fazer festas com muito barulho pode ocasionar problemas até para quem mora nesses imóveis.

Para quem tem a privacidade como um ponto fundamental na hora de escolher um imóvel, a casa, geralmente, sairá vencedora. Mas lembre-se de que isso não é um fator absoluto, então, é preciso analisar todos os outros pontos para verificar se essa realmente é uma boa escolha.

Liberdade

Como já adiantamos, entre a casa ou apartamento, a primeira opção trará mais liberdade para os moradores. Aqui, não falamos somente da rotina ou de festas, mas também em relação à disposição do próprio imóvel, afinal, será tudo seu.

O que queremos dizer é que você terá total liberdade em relação a reformas, mudança de fachada, troca de decoração exterior e outros pontos que você queira mudar com o tempo enquanto mora no imóvel e tem ideias.

No apartamento, você fica restrito às normas do condomínio, que, geralmente, proíbem qualquer alteração na fachada do prédio ou mudanças drásticas na planta do próprio imóvel. Além disso, haverá regras a respeito de barulho e horários para que as obras possam ser feitas.

Características de morar em um apartamento

Já vimos os principais pontos de morar em uma casa, agora, é hora de analisar o que os apartamentos podem oferecer para os moradores. Lembre-se de não decidir baseado somente em uma característica, já que o ideal é pesar tudo para verificar a melhor opção em longo prazo.

Segurança

Enquanto a casa oferece o tamanho e a privacidade, o apartamento traz mais segurança para a família. Claro que isso dependerá do empreendimento, da localização e de outros fatores, mas, de forma geral, esse tipo de imóvel é mais seguro contra a entrada de estranhos.

Geralmente, os apartamentos têm mais opções de equipamentos de segurança, como câmeras nos locais estratégicos, guaritas, porteiros que pedem identificação para quem deseja entrar nas instalações dos edifícios e outros pontos importantes.

Só o fato de morar em andares superiores já dificulta muito a vida de invasores que desejam furtar ou roubar o imóvel. Assim, isso traz grandes benefícios para a qualidade de vida, afinal viver com tranquilidade é um benefício fundamental nos dias de hoje.

Áreas de lazer

As áreas de lazer também são um ponto importante a se considerar ao optar por morar em um apartamento. Apesar de não serem áreas completamente privativas, muitos edifícios e condomínios oferecem opções interessantes para quem deseja ter alternativas perto de casa para relaxar.

Áreas verdes, espaços para caminhada, quadras de esportes, salão de festas, piscina e quiosques com churrasqueiras são espaços que podem estar a poucos metros de casa quando se mora em um edifício com essas opções. Assim, escolher o empreendimento ideal é fundamental.

É preciso saber que, aqui, é possível que haja algumas desvantagens. Algumas dessas áreas podem ter que ser reservadas com antecedência, como o salão de festas e as churrasqueiras, além de muitos espaços serem comuns, então, você terá que dividi-los com os outros moradores.

Barulho

O barulho dos vizinhos é um fator com o qual você deve conviver ao morar em um apartamento. Mesmo com bons isolamentos e com distância entre as unidades, será muito difícil não ouvir alguma coisa que pode incomodar. O importante aqui é saber quando reclamar pelo exagero.

Barulhos no dia a dia são normais, além da utilização de elevadores e corredores, onde você ouvirá conversas, crianças brincando e outros incômodos. Mas os condomínios e os síndicos são preparados para lidar com essas ocorrências, principalmente quando elas estão incomodando vários moradores.

A dica fundamental para escolher entre casa ou apartamento é saber pesar todos os pontos. Primeiro, anote as necessidades e desejos de todos, assim, você poderá filtrar as melhores opções e descartar aquelas que serão muito prejudiciais. Não se esqueça, porém, de que, depois, contar com uma imobiliária com experiência é essencial para escolher o imóvel ideal para a sua família!

Gostou deste texto? Se você está procurando um local para se mudar, não deixe de conferir o nosso texto sobre os imóveis na serra gaúcha, o lugar ideal para a qualidade de vida da família!

Compartilhe este artigo por: