5 principais benefícios de contar com uma consultoria imobiliária

Quando se trata da aquisição de um imóvel, várias questões aparecem, especialmente se você não está familiarizado com a região onde a compra será feita. Uma delas é sobre os benefícios de uma consultoria imobiliária com experiência e tradição de venda na região onde atua. É necessário contar com uma? Será que vale a pena? O serviço é o mesmo que o corretor de imóveis presta?

Ao contrário do que muitos podem pensar, corretores e consultorias imobiliárias não oferecem exatamente a mesma coisa. A prestadora desse serviço deve ter amplo know-how de direito imobiliário. Além disso, deve conhecer profundamente o mercado para orientar seus clientes sobre qual é o melhor local para comprar.

Além disso, a consultoria tende a ser muito mais focada em um público específico. Nós, da Imobiliária ROHDE, somos especialistas em apresentar todas as características das cidades de Gramado e Canela. Focamos no sucesso do cliente, ou seja, escutamos e tentamos entender exatamente o que o cliente deseja, antes de sair pela cidade mostrando imóveis e fazendo que o cliente perca tempo e paciência em visitas à imóveis não desejados.

Agora que vimos as principais diferenças conceituais entre esses dois tipos de serviço, é hora de apresentar os benefícios de uma consultoria imobiliária nas negociações. Assim, você mesmo poderá decidir se vale a pena investir nessa expertise. Confira!

1. Know-how do consultor

O sucesso de uma consultoria imobiliária está diretamente ligado ao conhecimento que o consultor tem do mercado. Por isso, esse tipo de empresa não mede esforços para avaliar cada vez melhor o contexto de oportunidades e compreender as necessidades de quem compra e vende.

Normalmente, uma consultoria imobiliária oferece ao cliente uma visão ampla do mercado de imóveis. Com as perguntas certas, o consultor descobre o que o seu consumidor deseja. A partir daí, informa-o sobre os bairros que melhor se adaptam às preferências discutidas, apresenta os empreendimentos mais vantajosos e ainda orienta sobre qual é o melhor momento para investir.

Assim, antes de desembolsar uma quantia considerável na aquisição do imóvel, o comprador tem a chance de analisar tudo com calma, avaliar os riscos e realizar um bom negócio.

2. Segurança na negociação e nos trâmites burocráticos

A única forma de garantir a segurança na compra de um imóvel é checar tudo minuciosamente. É preciso pesquisar, certificar-se e conversar cuidadosamente com os envolvidos no processo. Nesse sentido, contar com a consultoria desde as fases preliminares facilita para que tudo flua de modo descomplicado.

Benefícios de uma consultoria imobiliária nas fases preliminares

Lembre-se, ao contrário de um corretor que atua de maneira isolada, a consultoria imobiliária oferece assessoria jurídica especializada nesse setor. Isso faz toda a diferença, pois um consultor com domínio da lei evita uma série de complicações, erros e problemas.

Quer um exemplo? Por padrão, ele investiga a propriedade para descobrir se o imóvel é garantia de algum empréstimo feito pelo antigo dono (por exemplo, se foi hipotecado) ou se há alguma ação judicial relativa ao bem. A partir daí é providenciada a certidão de ônus reais, documento que atesta a condição legal do imóvel.

Benefícios de uma consultoria imobiliária ao final do processo

O suporte jurídico também é essencial ao final do negócio, quando é estabelecido um contrato entre vendedor e comprador. Nesse momento, fuja de qualquer profissional que use um modelo de contrato da internet. Cada caso apresenta questões específicas, sendo necessária a elaboração de um documento único.

No caso da consultoria imobiliária, você conta com o suporte jurídico para a parte de documentação. O mesmo suporte é dado em relação à escritura pública em Cartório de Notas, passo obrigatório para tornar público e oficial o negócio pactuado.

A consultoria ainda é responsável por educar o cliente sobre o recolhimento de impostos obrigatórios, como o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

3. Melhor direcionamento do negócio

Atualmente, a primeira coisa que a maioria das pessoas faz quando deseja comprar um imóvel é consultar a internet. Até aí, nada de errado. O problema é que nem sempre é possível encontrar a moradia perfeita somente buscando nos sites e portais da área.

Há casos de ótimas oportunidades que acabaram de entrar no mercado e estão nas mãos do consultor, bem como imóveis que não chegaram a ser registrados em sites de grande circulação — até mesmo por uma questão de discrição em relação aos valores. No segmento de imóveis de luxo, por exemplo, muitos vendedores optam por não divulgar suas casas na internet.

Por outro lado, ao contar com o apoio de uma consultoria imobiliária, o cliente tem acesso a inúmeras opções que imóveis que podem atender às suas necessidades. Esse serviço torna a busca muito mais rápida e prática, evitando a perda de tempo.

Além de manter um diálogo direto e focado nas preferências de quem compra, o consultor aproxima vendedor e comprador. Para isso, sempre leva em consideração o que é oferecido pelo imóvel, como localização, suítes e proximidade de serviços pretendidos.

4. Maior confiança para comprar o imóvel

Um dos pontos mais interessantes de contar com o apoio de uma consultoria imobiliária é a possibilidade de ter acesso a dados que trabalham uma inteligência de mercado. Ao buscar uma empresa renomada, eles conseguem checar o histórico de valorização de um bairro, região ou imóvel, por exemplo. Isso facilita as decisões, ajudando o cliente a ter as informações e a confiança necessárias para fechar um bom negócio.

Além disso, você tem tranquilidade sabendo que pagará ou receberá um valor justo, adequado à oferta e demanda da área e do momento.

5. Acompanhamento do pós-venda

Por fim, no período de pós-venda é preciso verificar se os valores foram direcionados corretamente ao vendedor ou, nos casos de pagamentos parcelados, se a situação está sob controle. Esse é outro benefício da consultoria, que livra o cliente de qualquer incômodo, proporcionando tranquilidade para quem compra e vende.

Por isso, conhecer as vantagens oferecidas pela consultoria imobiliária torna o processo de busca do imóvel dos sonhos bem tranquilo. Como vimos, são diversos pontos que fazem a diferença, desde o know-how até as soluções jurídicas oferecidas para que o cliente não se estresse com a burocracia. Ao contar com uma empresa de credibilidade na região desejada, as chances de fazer um bom negócio são muito maiores.

Por fim, se você concorda com os benefícios de uma consultoria imobiliária e também quer ser atendido por uma equipe seniores de especialistas na área, saiba que pode contar conosco. Certamente ficaremos felizes em auxiliar na busca do imóvel perfeito para suas necessidades, basta entrar em contato com a gente!

Compartilhe este artigo por: