Aprenda como montar uma adega em apartamento!

Ter uma adega em apartamento é o sonho de muitos amantes de vinhos. Todos acreditavam que isso seria impossível, devido ao pequeno espaço desse imóvel. Contudo, sabendo organizar o espaço adequadamente, você pode ter uma adega própria, com seus vinhos preferidos. Ressalta-se que fazer uma adega não é tarefa fácil. É preciso aprender a armazenar os vinhos corretamente, estudando os cuidados fundamentais que eles exigem para manterem sua qualidade.

Interessado no assunto? Acompanhe nosso post e veja o que deve ser considerado no momento de projetar a sua adega!

Adega climatizada com termoelétrica ou com compressor?

Ao decidir montar uma adega, você deve analisar seus principais tipos. Dentre as opções mais conhecidas, têm-se a adega climatizada com termoelétrica e a adega com compressor. Entenda cada uma delas a seguir!

Adega climatizada com termoelétrica

Para quem quer usar a eletricidade para manter a umidade e a temperatura da adega, a termoelétrica é uma ótima opção. Utilizando a tecnologia, as condições necessárias para o vinho são mantidas no interior da adega.

A climatização é feita com o uso de uma placa de cerâmica no interior da adega, responsável por fazer a troca de calor. Ela retira o ar quente e envia para o ambiente externo, a fim de manter o interior com temperaturas mais baixas. É ideal para regiões com temperaturas intermediárias, que não são tão quentes ou frias, já que seu resfriamento não é muito intenso, apesar de usar menos energia.

Adega climatizada com compressor

Caso viva em regiões muito quentes, o recomendável é investir em climatização com compressor, uma vez que resfria o interior da adega com maior efetividade. Essa é uma tecnologia mais moderna, capaz de determinar uma temperatura em cada ponto distinto, para cada seção de garrafas. Entretanto, o sistema consome muita energia, por precisar de mais força para ser eficiente.

Além disso, o compressor pode ser bem barulhento, apesar de algumas marcas tentarem reduzir os ruídos. Se comprar um climatizador que faça muito barulho, adquira também um sistema antivibração, já que o excesso de trepidação atrapalha a qualidade dos vinhos.

O que deve ser observado?

Diversos cuidados devem ser adotados para que os vinhos guardados mantenham sua qualidade. Quer saber o que precisa ser observado? Veja a seguir!

Temperatura

Ter atenção à temperatura é essencial para preservar as propriedades dos vinhos, bem como garantir sua conservação e envelhecimento correto. Temperaturas acima de 21ºC envelhecem o vinho mais rapidamente, só que do modo errado, depreciando o produto.

As oscilações de temperatura são tão ruins quanto o calor, pois atrapalham a sua produção, já que expulsam as rolhas das garrafas, devido à pressão interna, abrindo-as prematuramente. Assim, a temperatura ideal para uma adega varia entre 12º e 16ºC, com uma pequena margem de erro para mais ou para menos. Fique atento, pois isso pode estragar seus preciosos vinhos.

Trepidação

Deve-se colocar as garrafas de vinho em locais com maior estabilidade, a fim de evitar pressão interna ou rachaduras, pois alterações rápidas e bruscas as danificam. Mesmo que sutis, as pequenas trepidações podem alterar o sabor dos vinhos, já que as futuras borras do vinho se misturam, tornando-se desagradáveis ao paladar. Por isso, atente-se à trepidação do local, valendo a pena investir em um sistema antivibração.

Iluminação

Você sabia que a iluminação pode influenciar negativamente a conservação dos vinhos? É por isso que a maioria das garrafas são escuras, para bloquear os raios luminosos. As luzes causam alterações químicas no vinho, modificando seu sabor, envelhecendo o produto desordenadamente e estragando-o por completo.

O ideal é que o interior da adega seja escuro, com a menor incidência de luzes naturais ou artificiais possível. Quando precisar entrar no local, para limpeza ou retirar uma garrafa, utilize lâmpadas fluorescentes, mas não deixe seu feixe incidir diretamente na garrafa. Todo cuidado é pouco!

Umidade

Você precisa ter atenção à umidade no interior da adega. O principal motivo deve-se ao material da rolha, a cortiça, que pode ser danificada em contato com a água, por ser bem delicada. Se a umidade ficar muito alta, as rolhas podem gerar a criação de fungos.

Por outro lado, adegas com pouca umidade podem ter muitas garrafas rachadas, pois a bebida fica muito seca ao receber oxigenação excessiva, oxidando o vinho por inteiro. Para contornar a situação, sempre armazene o produto na posição horizontal. Uma boa umidade, em média, deve estar em 70%. Os níveis ideais estão entre 50% e 80%, os quais impedem os problemas listados.

Quais adegas um apartamento pode ter?

Agora que você sabe qual climatizador comprar e os cuidados que devem ser adotados na conservação dos vinhos, conheça os estilos de adegas que podem ser feitas em apartamentos!

Adegas em cômodos

Quando possível, separe um cômodo do apartamento para montar a sua adega. Assim, você terá um ambiente totalmente personalizado na sua residência. No entanto, recomendamos que sua adega seja simples, apenas para armazenamento, não para envelhecimento.

Normalmente, os apartamentos não têm um ambiente sem janelas. Logo, você precisa tampá-las com um jornal, por exemplo, para que os raios luminosos não estraguem seus vinhos. Cuide para que haja a vedação necessária, não tenha umidade excessiva e que seja possível instalar o climatizador na adega. Com tudo isso observado, seus vinhos ficarão seguros.

Adegas usadas como decoração

Se você quer usar a adega para decorar seu apartamento, além de ser uma ideia prática, permite que mil possibilidades sejam feitas, todas com sua cara e seu perfil. Desse modo, as garrafas podem ser utilizadas como divisórias dos ambientes, organizadas em cristaleiras ou guardadas em prateleiras e suportes. Você pode ter, em um mesmo móvel, garrafas de vinho, livros e porta-retratos.

Portanto, é fato que ter uma adega em apartamento é possível, desde que se escolha o climatizador correto e tome os cuidados aconselhados. Hoje, qualquer pessoa pode ter um espaço somente para seus vinhos, demonstrando personalidade e bom gosto. Por isso, a nova tendência do mercado imobiliário é que os apartamentos tenham um cômodo exclusivo para a adega. Caso tenha interesse nesse tipo de imóvel, procure uma imobiliária, como a ROHDE, para assessorá-lo.

O que achou do nosso post? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar seus amigos a ficarem informados?

Compartilhe este artigo por: