Afinal, móveis planejados na cozinha é uma boa opção? 

Você já pensou em adquirir móveis planejados para sua cozinha? O momento de mobiliar o imóvel é um dos mais importantes: isso afetará a rotina e o conforto dos moradores, o que também gera muitas dúvidas.

A cozinha, em especial, é um ambiente essencial no dia a dia, já que está relacionado às refeições dos moradores. Por isso, é importante contar com um espaço suficiente para guardar todos os utensílios e acomodar os eletrodomésticos.

Apesar dos benefícios dos móveis planejados, muitas pessoas ficam se perguntam se realmente vale a pena investir nessa opção.Se você também tem essa dúvida, continue a leitura deste post para entender o que é uma cozinha planejada e quais são os prós ou contras dessa alternativa!

O que é uma cozinha com móveis planejados?

É uma cozinha feita sob medida, com móveis pensados especificamente para o ambiente do seu imóvel, considerando as suas necessidades referentes a espaço e a eletrodomésticos. Assim, ele une funcionalidade, beleza e conforto para os moradores.

A aquisição desses móveis é feita em etapas: primeiro, é preciso contar com um profissional que elaborará todo o projeto. Isso considera as medidas do cômodo, tamanho dos eletrodomésticos e demais utensílios que deverão ser armazenados.

Também é preciso escolher todos os materiais, cores e acabamentos que serão utilizados. Depois, aguarde a confecção dos móveis e, por fim, a instalação para concluir a cozinha.

Quais são as vantagens dessa opção?

Os móveis planejados na cozinha são procurados por muitas pessoas devido às vantagens que eles oferecem, mas se você ainda tem dúvidas sobre quais são elas, conheça a seguir as principais:

Estilo próprio e personalizado

Um problema comum ao escolher móveis é a dificuldade de encontrar itens que realmente atendam ao seu estilo e cumpram todos os detalhes planejados. Mesmo que as lojas apresentem várias opções, normalmente você terminará a busca com uma lista de prós e contras para escolher a opção mais próxima do que realmente deseja.

A opção por móveis planejados na cozinha resolve esse problema: você consegue definir todos os detalhes, como materiais, cores, tipos de bancadas e armários, acabamentos e outras características.

O profissional responsável elaborará todo o projeto de acordo com os itens solicitados, considerando o seu perfil e o orçamento disponível. Além disso, é possível pedir alterações e fazer ajustes antes de ir para a etapa da produção, garantindo mais satisfação com a compra.

Otimização do espaço

Essa é uma das principais vantagens de planejar a cozinha. Mesmo que existam diversas opções de móveis prontos, com várias medidas e modelos, não é possível aproveitar todo o espaço disponível, pois eles foram feitos de modo genérico, sem atender às necessidades ou ao tamanho específico de um ambiente.

Assim, quando o espaço é planejado, a mobília é desenhada de modo a aproveitar toda a área disponível da forma mais eficaz. Além disso, o projeto considerará os hábitos dos moradores para entender quais são os itens necessários, como bancadas, armários e outros móveis.

Facilidade de parcelamento

Apesar de ter um valor elevado, é possível encontrar ótimas condições de pagamento. Normalmente, as empresas que trabalham com móveis planejados oferecem parcelamentos atrativos, além de garantir suporte no pós-venda e garantias.

A contratação de pacotes para mobiliar outros cômodos além da cozinha pode ajudar a encontrar opções ainda mais atrativas. Descontos no valor total e parcelas mais longas costumam ser comuns nesses casos.

Quais são as desvantagens da cozinha planejada?

Mesmo com tantos benefícios em investir nesse tipo de mobília, a cozinha planejada apresenta algumas desvantagens que devem ser avaliadas pelo comprador. Veja quais são!

Alto custo

O valor de uma cozinha planejada é mais elevado quando comparo às outras opções. Isso acontece porque existem custos com o projeto, custo de mão de obra para confecção dos móveis e, muitas vezes, os materiais e acabamentos escolhidos também têm um preço maior do que os utilizados na produção das opções prontas.

No entanto, como eles oferecem maior durabilidade e qualidade, além da personalização, compensando a diferença de valor. Nesse caso, é preciso avaliar se o custo-benefício compensa para os seus objetivos.

Tempo de produção

Os móveis planejados na cozinha exigem tempo para que você receba toda a mobília. Primeiro é preciso aguardar a elaboração e aprovação do projeto, o que dependerá dos prazos impostos pelo profissional e do número de ajustes necessários.

Depois a produção da mobília também exige que você aguarde um período para que tudo seja construído com qualidade e bons acabamentos. Por fim, é necessário agendar e aguardar a instalação.

Assim, o prazo dependerá dos profissionais contratados e das características da cozinha, demorando mais do que a compra de móveis prontos. Então é importante avaliar se é possível aguardar esse período para ter a mobília na cozinha.

Dificuldades em caso de mudança

Como os móveis são planejados de acordo com o espaço específico de um imóvel, dificilmente você terá condições de levar para outro local em caso de mudança. Mesmo alterações sem que você vá para outra propriedade são mais difíceis.

Outro ponto que deve ser avaliado é que será necessário redobrar os cuidados para desmontar e remontá-lo em outro lugar para não causar danos ou prejuízos. Em compensação, a cozinha pode ajudar a valorizar o imóvel para venda e locação, atraindo mais interessados.

Por isso, normalmente essa é uma opção para quando a família pretende passar um longo prazo morando no imóvel ou se o objetivo é valorizá-lo para a locação.

Quais são os tipos de móveis na cozinha planejada?

Como essa cozinha é totalmente planejada, você pode incluir todos os tipos de móveis no projeto, tudo de acordo com os seus desejos e necessidades. Existem diversas opções para escolher, por exemplo:

  • armários aéreos;
  • gaveteiros;
  • bancadas;
  • mesas;
  • ilhas;
  • estantes;
  • estantes;
  • bancos.

Pronto! Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de ter móveis planejados na cozinha, avalie quais são as suas necessidades para avaliar se vale a pena fazer esse investimento.

Este post esclareceu o assunto? Se você quer mais dicas para mobiliar e decorar a sua cozinha, aprenda agora como escolher as banquetas!

Compartilhe este artigo por: