Aprenda como acertar na escolha de banquetas para cozinha!

Banquetas para cozinha são ótimas opções de decoração para esse ambiente, além de serem úteis para refeições rápidas ou reuniões de amigos e familiares. Logo, fica claro que o uso de banquetas facilitam o dia a dia, cada vez mais ágil.

Por isso, é essencial escolher seu modelo e altura ideal, de acordo com o ambiente onde estarão. Como se deseja criar um clima confortável e aconchegante na cozinha, recomendamos que você acompanhe nossos esclarecimentos sobre o tema, a fim de saber o que considerar ao escolhê-la. Fique conosco para entender mais!

Como definir o número de banquetas?

A quantidade de banquetas para cozinha é determinada por meio de cálculo, o qual utiliza o espaço disponível. Assim, é considerado o espaço mínimo de 60 a 70 centímetros. Cabe ressaltar que ao aumentá-lo, maior vai ser o conforto das pessoas que usarão o ambiente.

Nesse caso, em uma bancada ou mesa de 1,2 ou 1,5 metro, o correto é a presença de duas banquetas. Se tiver 1,8 metro, o número de banquetas passa para 3, privilegiando a comodidade dos amigos e familiares. A dica para garantir isso é sentar e medir o lugar ocupado pelo quadril. Quanto mais espaçoso, mais bem-estar.

Também, é primordial analisar quantas pessoas vão ser recebidas na moradia. Caso recepcione muitas pessoas, o recomendável é investir em uma bancada maior, o que vai aumentar o número de assentos.

Qual a altura ideal?

Outro ponto importante é a observação da altura das banquetas, a qual baseia-se na altura das bancadas ou mesas. Sendo assim, essas vão ser classificadas como altas e baixas.

Banquetas altas

Quando as bancadas e mesas são altas, deve-se adquirir banquetas altas, como padrão. Para definir a altura ideal, é necessário realizar a seguinte fórmula matemática: altura da bancada – 25 centímetros = altura do assento da bancada. Os 25 centímetros indicados no cálculo refere-se a uma estimativa de distância correta entre mesa e banqueta.

Banquetas baixas

As bancadas baixas vão precisar de cadeiras ou bancos baixos. Em regra, as primeiras têm um tampo a 75 centímetros do chão, comportando banquetas com altura de 40 a 45 centímetros, entre o assento e o piso. Além disso, para acertar nas medidas, experimente o lugar e veja se a mobilidade de quem senta é preservada.

Como escolher a cor e estilo?

A escolha da cor de banquetas depende do clima que se deseja criar na cozinha e com o restante da decoração. Quando a cozinha for preta e branca, as banquetas podem ser da mesma cor. Pode-se investir em estofados florais, com o intuito de dar vida e um ar romântico, clássico ou rústico. Em decorações modernas e pop, as banquetas podem ter cores diferentes, desde que conversem entre si.

Quais materiais podem ser utilizados?

Antes de escolher o material, pondera-se o estilo da cozinha. Nesse caso, ambientes casuais contam com banquetas de fibra ou corda náutica. Já as decorações tradicionais exibem banquetas em madeira com assento em couro. Ademais, espaços mais limpos podem ter banquetas em acrílicos, enquanto lugares mais clean utilizam materiais com brilho, sem perder o luxo.

Diante disso, é fato que as banquetas para cozinha precisam ser confortáveis, em especial quando for o principal local das refeições, pois deve-se manter a ergometria de seus usuários. Portanto, não se deve escolher bancos ou cadeiras que escorregam, para não incomodar e permitir o uso adequado do encosto, evitando dores.

Gostou desse post? Então siga-nos no Facebook, Instagram, Pinterest e Linkedin e acesse novas informações!

Compartilhe este artigo por: