vistoria de imóveis

Vistoria de imóveis: 6 pontos importantes para observar

A vistoria de imóveis é um procedimento feito para que se analise o bem de forma detalhada, servindo para atestar o estado em que ele se encontra, seu valor, se há algum problema ou necessidade de modificações.

A vistoria é muito importante em vários momentos da aquisição. No financiamento, trata-se de um procedimento obrigatório realizado pelos profissionais da instituição financeira. Para quem vai comprar um imóvel, permite verificar se não há nenhum problema que possa trazer dores de cabeça com o investimento.

Para esclarecer melhor esse procedimento e mostrar a sua real importância, neste texto nós explicaremos os 6 principais pontos que devem ser observados em uma vistoria. Confira e aprenda!

1. Pintura

Nosso primeiro ponto importante a respeito da vistoria de imóveis é a pintura. Apesar de ser de fácil correção e reforma, ela também modifica substancialmente o ambiente, mudando a percepção dos moradores.

Por isso, é fundamental que a pintura esteja em bom estado e que se saiba exatamente o que precisará ser modificado ou retocado para uma boa moradia. Afinal, o conforto da casa também depende dessa parte.

Podem existir pontos descascando ou com muita umidade, áreas que precisem de retoques ou até de uma pintura completa. Isso também pode esconder alguns problemas estruturais mais graves, como infiltrações e rachaduras.

2. Vidros

Os vidros também são partes muito importantes para o imóvel e a sua segurança. Por isso, é fundamental que a vistoria considere esse ponto e verifique todos os detalhes.

Os vidros são importantes para o conforto ambiental; afinal, eles impedem a entrada de vento e permitem a penetração de iluminação natural, um aspecto fundamental para a qualidade de vida dos moradores.

Dependendo do seu tipo, os vidros podem ser materiais caros e difíceis de encontrar e trocar. Por isso, a vistoria deve avaliar muito bem os materiais utilizados e o seu estado de conservação.

3. Piso

Um ponto muito importante da vistoria é referente aos pisos e azulejos do imóvel: precisam estar em bom estado para proporcionar condições corretas de moradia, tanto pelo aspecto estético quanto em relação à segurança.

É fundamental verificar o estado dos pisos, se eles estão com encaixe correto, sem desnível, pontas soltas ou algum descolamento. Trocar o piso pode demandar muito tempo e dinheiro, além de a família ter que enfrentar as obras no imóvel.

As manchas nos pisos também são bem comuns. Dependendo do tempo e da sua forma de utilização, pode haver alguma mudança de coloração. Isso também pode indicar outros problemas, como má instalação ou infiltrações e vazamentos.

4. Paredes

Já falamos da pintura, mas as próprias paredes também são pontos que devem ser avaliados na vistoria do imóvel. É muito importante que não haja rachaduras e outros problemas aparentes.

As manchas e outros detalhes também devem ser observados. Lembre-se que as paredes podem servir como sustentação de toda a estrutura; portanto, problemas precisam ser prevenidos.

Aqui, é preciso analisar todas as áreas, desde as paredes externas até as internas, que dividem os cômodos. Lembre-se que as infiltrações que se manifestam nas paredes podem causar diversos problemas de saúde aos moradores, principalmente quando os mofos estão muito acentuados.

5. Sistema hidráulico

Um ponto que não pode faltar na vistoria de imóveis é o sistema hidráulico. Afinal, como está o estado de conservação das torneiras e dos ralos da casa? Eles realmente estão funcionando com a pressão e vazão necessárias?

É fundamental verificar como é a pressão da água do chuveiro, se não há nenhum ralo entupido e se todos os registros estão funcionando corretamente, já que eles são responsáveis pelo controle do fornecimento de água no imóvel.

O profissional responsável pela vistoria deve procurar por pontos de vazamento, principalmente perto de torneiras, como embaixo da pia da cozinha, no banheiro e na área de serviço. Isso é fundamental para fazer uma boa vistoria e identificar todos os problemas.

Lembre-se que esses vazamentos não afetam somente o sistema hidráulico, mas também a estrutura geral do imóvel, já que as infiltrações de água podem danificar paredes, pisos e estruturas importantes.

6. Sistema elétrico

Assim como o sistema hidráulico, o elétrico também não pode faltar na vistoria. Primeiro, é preciso verificar se o imóvel tem energia, pois muitos dispositivos só podem ser testados com isso. Caso não haja a ligação elétrica, uma boa atitude é constar em contrato que uma nova vistoria será feita após a eletricidade funcionar, para que os pontos que ficaram pendentes possam ser avaliados.

A vistoria deve avaliar como estão todas as lâmpadas e luminárias: lembre-se de que você está pagando por tudo o que consta no imóvel, então é preciso verificar se todos os itens estão realmente funcionando. Algumas luzes podem piscar ou esquentar demais, então a avaliação deve ser feita com o devido cuidado.

As tomadas também devem ser analisadas. Aqui, pode ser usado um carregador ou uma chave teste para ver se todas elas estão funcionando e não apresentam nenhum problema, como sobrecarga ou mesmo cheiro de queimado, o que pode indicar avarias na fiação.

Também é necessário verificar se a caixa de disjuntores está com uma boa divisão, principalmente para os chuveiros, que são um dos itens que mais consomem energia e precisam de uma instalação específica.

De qualquer forma, a análise de um profissional é fundamental: a instalação elétrica, em sua maior parte, fica escondida nas paredes, e não é possível proceder sem equipamentos específicos. Um sistema elétrico com problemas pode causar curtos, queima de aparelhos e até incêndios; portanto, não ignore esse aspecto.

Viu só? Fazer a vistoria de imóveis é fundamental para garantir que você fará um bom negócio e não terá problemas no futuro. Vale lembrar que essa vistoria deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente, uma vez que envolve diversos aspectos bem técnicos. Por isso, conte com uma imobiliária: ela sempre fará esse procedimento com profissionais especializados para oferecer apenas casas e apartamentos com todos os detalhes documentados.

Se interessou pelo assunto? Se você quer comprar um imóvel com segurança e garantir que não terá problemas no futuro, fale com a gente e saiba como podemos ajudar!

Compartilhe este artigo por: