9 tipos de Queijos mais fáceis de serem encontrados

Quem não gosta de uma boa tábua de queijos? Seja inverno, verão, ou em qualquer estação do ano, é sempre uma excelente forma de petiscar a dois ou numa reunião de amigos e família. Sabemos que queijos e vinhos sempre são um bom casamento, mas a dúvida sempre persiste: quais os tipos de queijo servir e com o que combinam?

Com o propósito de tirar todas as suas dúvidas, neste post iremos comentar os 9 tipos de queijo mais fáceis de serem encontrados e com o que servi-los. Com toda a certeza você irá se surpreender.

Em quase todos os supermercados brasileiros, encontramos facilmente os seguintes tipos de queijo:

  • Queijo Colonial
  • Brie
  • Gruyère
  • Gorgonzola
  • Gouda
  • Camembert
  • Provolone
  • Grana Padano
  • Emmental

Tipo de queijo – Colonial

Queijo Colonial
Queijo colonial

Esse tipo de queijo varia muito de região à região brasileira, mas seu sabor normalmente é um pouco picante.

Além de ser um queijo super fácil de ser encontrado, é ótimo para compor uma boa tábua e incrementar outros pratos. Além disso, combina com Cabernet Sauvignon e cervejas encorpadas.

Tipo de queijo – Brie

Queijo Brie
Queijo Brie

Por sua vez, o queijo Brie é um tipo de queijo fantástico e de sabor delicado. Alguns chefes de cozinha o utilizam para elaborar saborosas sobremesas juntamente com geléias de frutas vermelhas.

Harmoniza com vinho Chardonnay, Shiraz e espumantes rosé.

Tipo de queijo – Gruyère

Queijo Gruyère
Queijo Gruyére

Posteriormente, o queijo Gruyére apresenta um sabor levemente adocicado. Por isso, cai como uma luva nas tábuas de queijo e é usualmente usado em fondues.

Equilibra perfeitamente com espumantes e vinhos brancos.

Tipo de queijo – Gorgonzola

Queijo Gorgonzola
Queijo Gorgonzola

Ao mesmo tempo, o queijo Gorgonzola é um tipo de queijo encorpado, com sabor picante e cheiro forte. Fica ótimo com pães e molhos.

Combina com vinhos tintos encorpados e com vinho do Porto.

Tipo de queijo – Gouda

Queijo Gouda
Queijo Gouda

Gouda é um queijo suave, com sabor adocicado e textura macia. Pode ser apresentado juntamente com frutas, pães, em uma tábua de queijos, massas e até mesmo na pizza.

Ele combina perfeitamente com vinho tinto e branco.

Tipo de queijo – Camembert

Camembert
Queijo Camembert

O queijo Camembert tem uma crosta branca aveludada e massa mole, cremosa. Ao amadurecer, o queijo fica ainda mais cremoso no interior e cria uma casca branca. Pode ser apresentado juntamente com pão tipo baguete ou até mesmo assado.

Além disso, ele combina com vinhos Chardonnay, espumantes rosé e cervejas trunfadas.

Tipo de queijo – Provolone

Provolone
Queijo Provolone

É um queijo suave, com crosta fina, macio e tem um gostinho de defumado. Pode ser apreciado por si só, com pão branco, derretido e com saladas.

Do mesmo modo, ele combina com vinhos médios como o Merlot.

Tipo de queijo – Grana Padano

Grana Padano
Queijo Grana Padano

Ao mesmo tempo, o Grana Padano é um queijo italiano, de textura densa. No entanto, ele deve ter no mínimo 12 meses de maturação, o que o torna bastante quebradiço e granuloso. Ele fica ótimo gratinado, com massas, risotos, saladas e, sem dúvida, com carnes.

Harmoniza bem com vinhos encorpados, chopp ou cerveja.

Tipo de queijo – Emmental

Emmental
Queijo Emmental

Por fim, o Emmental é um tipo de queijo suíço, suave e ligeiramente adocicado, com uma casca dura e vários furinhos. Ele é muito utilizado no fondue, molhos brancos e sopas cremosas.

Além disso, ele combina com vinhos brancos e tintos, leves e frutados.

Então, já escolheu qual desses maravilhosos queijos você vai experimentar? Qual deles chamou mais a sua atenção?

Independente de qual tipo de queijo você escolher, certamente você e sua(s) companhia(s) terão a oportunidade de experimentar ótimos sabores. Além disso, a qualidade dos queijos não irão te decepcionar.

Por fim, se você acredita que este post pode orientar outras pessoas na hora de escolher um queijo diferenciado, compartilhe-o nas redes sociais!

Compartilhe este artigo por: