Tipos de copos de cerveja

Fique por dentro dos tipos de copos de cerveja e quando usar cada um

Uma das bebidas preferidas dos brasileiros e que combina com quase tudo, em quase todos os lugares. Não importa o momento, o acompanhamento ou a refeição, sempre há um tipo de cerveja ideal para ser degustada. Embora nem todo mundo saiba, para aproveitar melhor todas as nuances da bebida, não basta acertar a combinação e a temperatura, o copo também influencia no paladar do consumidor.

É sobre isso que vamos falar neste post. Conheça agora os tipos de copos de cerveja mais utilizados e saiba por que é importante acertar na hora dessa escolha. Confira!

Pilsen

O copo do tipo pilsen (ou pilsner) é utilizado com mais frequência para consumir cervejas do tipo American Lager e Pilsner. Essas variedades, cujos aromas não são tão marcantes, são melhor degustadas nesse copo mais alongado e estreito em sua base. Seu formato denota uma certa elegância à bebida. O copo pilsen fez muito sucesso nos anos 30.

Pint

O pint é uma unidade de bebida. Na Inglaterra, ele equivale a 568ml de cerveja. Nos EUA, o pint armazena 473ml. Esse é um dos copos mais populares especialmente nos pubs europeus. Por lá, é possível pedir no balcão uma fração de pint (metade ou um terço, por exemplo).

Aqui no Brasil, o copo pint também é bastante utilizado nos pubs. Com base estreita e boca alargada, o copo pint é indicado para se degustar cervejas mais encorpadas, como IPA, Session IPA e Stouts, entre outras.

Tulipa

A tulipa é um tipo de taça mais delicada, com um bojo que facilita a expansão dos aromas e a formação da espuma da bebida. Embora seja considerado um copo multiuso, servindo bem a todos os tipos de cerveja, ele é especialmente recomendado para as variedades Belgian Strong Ale e Doppelbock. Só uma ressalva: no Brasil, costuma-se chamar de tulipa o copo pequeno muito utilizado em muitos bares e botecos. Portanto, não confunda!

Caldereta

O calderata é um copo versátil, muito útil em sua copa. Ele pode servir diferentes tipos de cerveja, desde aquelas com sabores menos evidentes, como as Pilsens, até as mais encorpadas, como IPAs e Stouts. Com capacidade para cerca de 300ml de bebida, esse tipo de copo é utilizado com certa frequência em bares para servir chope.

Weizen

A boca larga do copo do tipo weizen é o ideal para a formação da espuma das cervejas feitas de trigo. Por isso, é o mais indicador para variedades como a Weizen, Weiss e Weissdunkel, por exemplo. Esse não se trata de um copo pequeno, já que ele foi feito para armazenar 500ml de cerveja, mais o seu colarinho.

Americano

O mais clássico de todos os copos de cerveja nos botecos por todo o Brasil, o copo americano serve 190ml de cerveja, o suficiente para manter a bebida gelada até o último gole. O nome remete a um tipo de copo americano. O preferido dos bares e restaurantes brasileiros é indicado, especialmente, para cervejas leves como a Pilsen e a American Lager.

Tumbler

Cervejas que não produzem muita espuma, como as do tipo Witbier, são as ideais para se servir em copos do tipo tumbler. Ele tem base plana e boca estreita, com capacidade para até 500ml de cerveja. O tumbler é um copo resistente e mais difícil de quebrar, o que garante o seu sucesso nos bares e botecos.

Caneca

Quando se fala em caneca é impossível não lembrar das festas alemãs. De fato, em comemorações como as tradicionais oktoberfests, elas são as grandes estrelas. As canecas podem ser utilizadas para servir tanto o chope quanto a cerveja, em especial as dos tipos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager e Bitter.

As canecas mais tradicionais têm capacidade para meio litro de bebida. Contudo, há uma variante conhecida como mugs (inglês) ou stein (alemão) que podem comportar nada menos do que um litro de cerveja ou chope. Antigamente, as canecas ou mugs eram de cerâmica e serviam de ingresso para os festivais de chope.

Pokal

A sua capacidade de conservar a espuma e o perfume da bebida faz do pokal um copo bastante apreciado para a degustação de cervejas. Ele tem a boca estreita e o fundo arredondado. Embora sirva bem todos os tipos de cerveja, é especialmente indicada para as carbonatadas, como a lagers, witbier e bock.

Como higienizar seus copos de cerveja

Agora que você já conhece os principais tipos de copos de cerveja e sabe quando usar cada um deles, precisa aprender também como higienizá-los. Pode parecer preciosismo, mas um copo mal lavado e com resíduos pode comprometer o aroma de uma boa cerveja. Contudo, não se preocupe, pois não há nenhum segredo para manter seus copos limpos. Basta um pouco de atenção a alguns passos básicos.

Comece limpando seus copos de cerveja com sabão neutro e uma esponja nova (que não foi utilizada na limpeza de outros utensílios e está livre de gordura). Em seguida, enxágue o copo com água limpa corrente. Seja generoso nessa etapa a fim de remover qualquer resquício do detergente.

Não utilize nenhum pano para enxugar os copos, pois eles soltam fiapos. Deixe-os repousando sobre uma superfície limpa, preferencialmente com a boca para baixo. Os escorredores de louça não são uma boa opção, pois permitem que o ar circule e seque o copo. Lavadoras de louça, porém, devem ser evitadas.

Resista a tentação de guardar seus copos no freezer para garantir uma cerveja mais refrescante. Essa prática, na verdade, pode comprometer o sabor da cerveja. Uma fina camada de gelo se formará no copo e se desmanchará ao servir a cerveja, diluindo-a.

Então, ficou surpreso com a variedade de tipos de copos de cerveja que existem? Pois, agora trate de acertar o ideal para a sua cerveja preferida e aprenda a aproveitar ao máximo o sabor da sua bebida, assim como os cervejeiros profissionais.

Aliás, você já pensou em produzir sua própria cerveja, sem sair de casa? Veja o post que preparamos sobre como montar uma microcervejaria artesanal. Além de descobrir mais encantos da cerveja, você ainda pode valorizar o seu imóvel!

Compartilhe este artigo por: