Uma bela cozinha minimalista segue os princípios do movimento minimalista, que garante um ambiente aerodinâmico e espaçoso como solução de arquitetura. Dessa forma, tal movimento pode ser aplicado em qualquer residência.
Para conseguir uma cozinha incrível, é fato que o minimalismo pode ajudar. Isso porque evita a desorganização e enaltecem a beleza do cômodo. Pensando em aderi-lo? Acompanhe as dicas que vamos apresentar neste post e entenda mais!
1. Prefira cores suaves
Uma cozinha pintada com cores escuras ou que não são harmônicas não passam a sensação de relaxamento e limpeza. Por isso, recomenda-se o uso de cores neutras e claras, como bege, branco, gelo, pérola, creme e marfim.
Apesar de não ser comum, pode-se mesclar cores claras com escuras e cores neutras com coloridas. Para tanto, deve-se investir nos detalhes, os quais podem ser vermelho, marrom, preto, cinza, amarelo e azul. O segredo é não exagerar e escolher apenas uma cor mais forte.
2. Coloque armários planejados
Para ajudar na organização, o uso de armários planejados é aconselhável, já que são confeccionados observando o espaço presente na cozinha e as necessidades do comprador, desde que demonstre a funcionalidade do ambiente.
Os armários costumam ter diversos compartimentos para atender utilidades diferentes, pautando-se nas medidas e fluidez corretas, bem como sobre a funcionalidade de cada armário. Outro ponto a ser observado é a otimização dos espaços por meio da mobília.
3. Organize tudo
Com a visão minimalista, a organização ocorre de forma automática, pois a bagunça não é mais um grande problema, uma vez que nada fica aparente na cozinha e tudo deve estar ajeitado dentro dos armários.
A ideia é permitir um acesso fácil, mas não usar os utensílios como decoração. Assim, é necessário que os pertences e utensílios de cozinha sejam guardados de forma inteligente, sem deixar nada espalhados pelos balcões ou mesas.
4. Planeje a iluminação
Uma cozinha minimalista tem uma boa iluminação. Isso é capaz de ampliar o ambiente de modo visual. O ideal é usar a luz natural, o que gera até uma economia de energia elétrica.
Para tal objetivo é primordial adquirir grandes janelas de vidro e colocá-las na posição certa, a fim captar a claridade. Se necessário utilizar iluminação artificial, prefira luzes embutidas nos móveis ou teto, para dar um ar de relaxamento e aconchego ao ambiente.
5. Invista em plantas
Plantas enchem os lugares de vida e frescor, além de dar uma sensação de conforto e bem-estar aos moradores da casa. Logo, investir em plantas possibilita a criação de uma cozinha minimalista.
O melhor é que elas estejam presentes nos balcões, parapeitos de janelas ou pequenos espaços vazios, que tragam charme a cozinha. Deve-se ter cuidado com as cores dos vasinhos, que precisam seguir a lógica explicada sobre as cores.
Diante disso, como se pôde observar, para se ter uma cozinha minimalista é primordial boa vontade, em especial para conservá-la limpa e em ordem. O segredo é não acumular utensílios ou espalhá-los. Além disso, atente-se aos organizadores e aproveitamento de cada espaço vazio, dando um ar de tranquilidade e prazer em permanecer no local.
Gostou desse post? Então leia também sobre 3 dicas para montar um belo jardim de inverno em casa!