3 dicas para montar um belo jardim de inverno em casa

Muitas pessoas querem um toque de verde dentro de casa. Afinal, plantas são elementos naturais que combinam com qualquer ambiente, estilo ou tendência decorativa. Uma das possibilidades para cultivar diferentes espécies é construir um jardim de inverno.

Esse tipo de projeto teve origem nos países frios e solucionou o problema de muitas pessoas que queriam manter suas flores e folhagens bonitas o ano inteiro. A proposta consiste em plantar gramíneas, arbustos e outras variedades nos espaços internos (fechados) e incorporar esses elementos à decoração.

Quer saber mais sobre essa alternativa e conferir dicas para elaborar seu próprio projeto? Então, fique de olho nas 3 orientações que temos para você!

Por que ter um jardim de inverno?

Embora tenha surgido em lugares que marcam baixas temperaturas, o jardim de inverno pode ser construído em qualquer região. No Brasil, por exemplo, muitas famílias tratam esse tipo de projeto como um diferencial na composição.

Veja abaixo bons motivos para investir em um modelo personalizado:

  • conforto térmico — as plantas retêm água nas raízes, mantendo o nível de umidade adequado e contribuindo para o controle da temperatura do ambiente;
  • conforto acústico — as camadas vegetais atuam como barreiras contra ruídos. Assim, ter várias plantas dentro de casa pode ajudar a conter os barulhos vindos de fora;
  • bem-estar — um lar bonito e bem cuidado promove a qualidade de vida. Muitas flores e folhagens ajudam nesse aspecto porque embelezam os cômodos e purificam o ar;
  • valorização do imóvel — casas e apartamentos decorados com recursos naturais atraem a atenção de possíveis compradores. Isso é positivo na hora de colocar o imóvel à venda.

Como planejar e montar o projeto?

Esse tipo de jardim funciona como uma estufa anexada à residência e costuma apresentar abertura no teto. Assim, o ambiente pode ficar integrado à sala de estar, hall de acesso e até mesmo a uma cozinha. O fechamento costuma ser de vidro para permitir a visualização das plantas e a entrada da luz solar ao longo do dia.

Uma solução que funciona em construções prontas que não têm espaço suficiente para a construção de um jardim completo é aproveitar áreas inutilizadas. Uma sacada, varanda e até o vão sob uma escada são bons exemplos, desde que consigam comportar todas as espécies escolhidas.

1. Defina e prepare o local

O lugar que abrigará as plantas deve receber um pouco de luz e de ventilação natural todos os dias. Tal condição é fundamental para o desenvolvimento das mudas. Em seguida, é preciso definir se o local será composto apenas por vasos dispostos em diferentes alturas ou se terá canteiros no chão.

No primeiro caso, é preciso impermeabilizar o piso e construir pequenas bordas para limitar a área de ocupação das espécies. Esse canteiro deverá ser preenchido com substrato adequado para você fazer o plantio.

2. Escolha as plantas certas

Espécies rústicas são perfeitas para um jardim de inverno porque se adaptam bem aos ambientes fechados. Então, aposte em diferentes samambaias, cactos e suculentas. Se for uma área sombreada, priorize plantas que cresçam bem na ausência do sol, como pacová, bromélia e espada-de-São-Jorge.

A variedade é importante para preencher o cantinho com diferentes formas, cores e texturas. Mas tome cuidado porque algumas variedades são tóxicas se forem ingeridas por animais domésticos. Portanto, pesquise com antecedência sobre as plantas que deseja cultivar para evitar problemas.

3. Decore com ornamentos

Materiais, revestimentos e objetos específicos ajudam a complementar a estética do seu jardim. Pode ser uma parede coberta com pedra canjiquinha, uma prateleira de madeira, uma escultura de cerâmica, um suporte de bambu para prender vasinhos, entre outros ornamentos.

Fontes, sinos dos ventos, lanternas e luminárias específicas também ajudam a deixar o ambiente com uma atmosfera agradável, e completam o projeto com os quatro elementos: terra, fogo, ar e água. Se sobrar espaço, inclua um banquinho ou uma cadeira para leitura.

Gostou das nossas sugestões para montar seu jardim de inverno? Não espere para colocar as dicas em prática, testar suas habilidades com a jardinagem e desfrutar de um refúgio natural dentro do local de moradia.

Agora, que tal compartilhar o post em suas redes sociais para ajudar mais pessoas?

Compartilhe este artigo por: