Compra de imóveis: como lidar com a burocracia?

A parte mais empolgante e interessante na hora da compra de imóveis é procurar a propriedade que mais se encaixa nos seus sonhos. Porém, depois de batido o martelo, é preciso reunir os documentos e tomar as medidas necessárias para formalizar a compra.

Após visitar o imóvel e fazer contato com o vendedor, chega a hora de reunir a documentação para a confecção do contrato, o financiamento e todos os acertos legais que envolvem essa negociação.

Porém, como em toda compra, é preciso estar cercado de cuidados, então, separamos 5 dicas importantíssimas para reduzir o desgaste na hora da burocracia e fechar o negócio dos seus sonhos sem nenhum erro. Vamos conhecer alguns segredos? Então, confira o material especial para você que confeccionamos neste post!

Não deixe de usar a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, boa parte do que você precisa saber pode ser encontrada em ambiente digital. Por isso, pesquise vários imóveis e faça simulações de financiamentos e condições de pagamento.

Ademais, a internet pode ser uma forte aliada na hora de encontrar a propriedade que mais se molda às suas necessidades. Nela, também é possível encontrar referências sobre imobiliárias e profissionais especializados que podem ajudar nesse processo, como a Imobiliária ROHDE.

A documentação precisa estar completa

Depois do processo inicial da escolha do imóvel, é preciso dar andamento às questões burocráticas. Tanto os documentos do comprador quanto os do vendedor e da propriedade precisam estar organizados para a realização do contrato e das demais fases.

Documentos

Para o comprador

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Certidão de casamento ou união estável:
  • Certidão de nascimento, para quem é solteiro;
  • Comprovante de renda dos últimos 6 meses;
  • Imposto de Renda (IR);
  • Extratos das movimentações bancárias dos últimos 6 meses, para autônomos.

Para o vendedor

  • Certidões negativas do proprietário e do imóvel;
  • Cópia dos documentos de identificação RG e CPF;
  • Escritura pública do imóvel. No caso do proprietário que é casado, são necessários o pacto antenupcial, a documentação e a assinatura do cônjuge para a venda.

Essa lista compõe os documentos básicos que você precisa ter em mãos na hora de começar a negociar a compra de um imóvel. Outros registros ou papéis podem ser solicitados ao longo do processo, variando para cada caso específico.

Solicite a pré-aprovação de crédito

Existem diferentes formas de fazer a compra de um imóvel. No entanto, as mais comuns, hoje, são por meio de permuta, financiamento, pagamento à vista e consórcio.

Durante o processo de procura de um imóvel, o mais indicado é iniciar as simulações e solicitar a pré-aprovação de crédito imobiliário. Com as informações de qual o valor máximo que será disponibilizado, fica mais fácil decidir qual será a compra.

Assim, para simular a compra da propriedade, você pode utilizar os sites das instituições bancárias ou das financeiras que dispõem do crédito para a aquisição de imóveis. Com os dados da sua renda mensal e o valor médio do imóvel que você procura, é possível, por exemplo, ter uma ideia da taxa de juros e do prazo de pagamento para o financiamento.

Ao decidir por pedir o cadastro e a aprovação inicial de crédito na instituição bancária à sua escolha, você terá um prazo de alguns meses para realizar o financiamento. Por isso, se você já tiver essa confirmação, facilita ainda mais o processo burocrático da compra do imóvel.

Busque a praticidade

As simulações são apenas previsões de custos e valores, mas podem sofrer alterações na entrega da documentação para aquisição de crédito imobiliário. Por isso, é preciso ter cuidado na hora da análise da sua situação financeira, para não ocorrerem problemas desnecessários na comprovação.

Via de regra, o problema fica por conta da comprovação de renda. Por isso, não dê bobeira! Reúna todos os documentos necessários e busque o correspondente bancário da sua preferência para iniciar o processo o mais rápido possível.

Depois de tudo entregue, em cerca de 30 dias, a resposta à sua solicitação enfim será emitida. Fique de olho na internet! A maioria dos bancos e instituições financeiras permite a consulta virtual do processo.

Planeje todos os custos para a negociação

Comece a planejar a aquisição do seu imóvel antes mesmo de buscar as opções no mercado. É preciso estar preparado financeiramente para arcar com alguns custos durante a negociação.

Mesmo que você opte por financiar a propriedade, é preciso reservar um valor de, pelo menos, 20% do imóvel para dar de entrada na negociação.

Também é necessário custear as certidões e as procurações que você precisa fazer ao longo do processo. Depois de fechar o negócio, algumas taxas e alguns impostos são obrigatórios e variam de acordo com o estado.

  • Registro do imóvel, que varia de 1% a 2% do valor;
  • ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis), que custa 2% do valor;
  • Escritura pública, que custa de 2% a 3%, mas somente para quem compra o imóvel à vista;
  • Taxa de corretagem de cerca de 5% do valor.

Procure uma imobiliária e reduza a burocracia

Quer ter menos dor de cabeça? A dica é procurar um suporte com profissionais especializados, como a Imobiliária ROHDE oferece aos seus clientes.

Uma imobiliária poderá auxiliá-lo no processo de busca do imóvel, da documentação e até da entrega das chaves da sua propriedade nova. Os profissionais podem ajudar em alguns quesitos, como:

  • organizar e despachar os documentos do imóvel para a realização do contrato de compra e o financiamento;
  • fazer a intermediação entre você e o vendedor e as instituições bancárias;
  • correr atrás da documentação necessária representando legalmente você para a retirada de documentos;
  • diminuir situações burocráticas;
  • entregar os documentos;
  • retirar a escritura do imóvel; entre outras possíveis burocracias que vierem a surgir ao longo do processo.

Na hora de contratar profissionais especializados para dar suporte à compra do seu imóvel e evitar dores de cabeça, uma dica é procurar a Imobiliária ROHDE. Com experiência de anos no mercado, os colaboradores da ROHDE podem ajudá-lo durante o processo.

Quando o assunto é compra de imóveis, alguns passos são necessários para evitar que a burocracia atrase a aquisição da sua propriedade. Por isso, é preciso pensar nos detalhes e organizar-se antes mesmo de escolher a sua nova casa.

Que tal, gostou deste post sobre como lidar com a burocracia na compra de imóveis? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

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