incorporação imobiliária

O que é incorporação imobiliária?

O conceito de incorporação imobiliária abrange o negócio jurídico que, nos termos previstos no parágrafo único da Lei do Condomínio e Incorporações, visa promover e realizar a construção de edificações compostas de unidades autônomas.

A incorporação imobiliária é a formalização da construção e suas características, portanto deverá ser registrada na matrícula do terreno.

Este registro deverá ser feito nos cartórios de registro de imóveis da localidade onde o projeto será desenvolvido.

Toda incorporadora tem o dever de registrar a incorporação, além disso para que as unidades a serem construídas possam ser comercializados antes de prontas e terem o habite-se o registro é obrigatório.

No registro de incorporação você encontrará informações como:

  1. área total do empreendimento, terreno e área construída
  2. área privativa
  3. área total
  4. área de cada unidade
  5. número de unidades entre outras informações.

Corriqueiramente o registro de incorporação é feito para construções de cunho coletivo, tais como prédios, condomínios e loteamentos.

Portanto, antes de comprar um imóvel na planta, consulte o registro da incorporação imobiliária.

A compra de imóveis na planta é uma forma corriqueiramente utilizada pois paga-se no fluxo da obra e com valores atrativos.

Agregando como fator influenciador na valorização do imóvel.

Contudo, exigem conhecimento jurídico, atenção documental e informações sobre a incorporadora e a forma de incorporação.

A Imobiliária Rohde, possui este conhecimento e presta completa assessoria em todos os negócios imobiliários de Gramado e Canela

Compartilhe este artigo por: