Na hora de construir ou reformar a casa, uma das dúvidas que surge é qual a vantagem de colocar forro de madeira nos cômodos.
Esse modelo já foi um dos mais utilizados no passado, mas está voltando com força total.
Com uma variedade de cores e tipos de madeira, esse forro rústico pode dar um charme e uma elegância especiais para a decoração dos ambientes. Tudo vai depender do seu gosto.
Mas afinal, quais as vantagens e desvantagens de utilizar o forro de madeira? Como é a instalação e a manutenção desse tipo de material? Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este post completo para você. Vamos lá?
A tendência do forro de madeira
Versatilidade, durabilidade e alto valor estético são as principais qualidades do forro de madeira. Ele é tendência tanto para casas que seguem um estilo mais moderno, quanto para as clássicas, minimalistas e as rústicas.
Para quem busca uma sensação mais acolhedora e aconchegante, o teto em madeira acompanha muito bem a finalização dos espaços como a sala, quartos e hall de entrada. As variações de tons e tipos da madeira podem ser perfeitamente alinhadas com a escolha de cada cômodo.
Tipos de forros
As madeiras mais utilizadas são: Pinus, Jatobá, Ipê, Cedrinho e Peroba. Elas são mais indicadas pela sua densidade e porque são fáceis de secar, pois retêm menos umidade.
As mais resistentes são: Ipê, Jacarandá, Imbuia e Peroba-Rosa. No entanto, além de serem mais caras, são mais difíceis de serem encontradas à venda, mas vale a pena o investimento.
3 vantagens e desvantagens do forro de madeira
Listamos a seguir as principais vantagens e desvantagens em usar forro de madeira na sua residência.
Vantagens
1. Durabilidade
Para a composição do teto, a madeira é um dos materiais mais indicados, uma vez que é resistente e apresenta alta durabilidade.
2. Isolamento térmico
A madeira é um excelente isolante térmico, garantindo temperaturas mais amenas no verão e mais quentes no inverno.
3. Estética
O efeito estético que a madeira produz no acabamento da decoração dos ambientes é um toque a mais no estilo. A combinação entre o clássico e o rústico, além de promover mais sofisticação aos cômodos, realça a decoração.
Desvantagens
1. Custo
O preço da madeira varia de acordo com o tipo de material escolhido. Mas de uma forma geral, levando em consideração o PVC e o gesso, a madeira tem um custo mais alto.
2. Umidade
A maior inimiga da madeira é a umidade! Como esse tipo de material absorve água, o contato com ambientes úmidos pode causar o estufamento do material e muito mofo.
3. Pragas
É preciso ter um controle rigoroso com relação aos cupins, pois eles podem acabar rapidamente com o forro de madeira. O uso de produtos específicos para evitar a infestação desses animais pode ser uma excelente saída.
Como funciona a instalação e a manutenção
A madeira é versátil e se adapta a todos os tipos de decoração. Ela pode ser instalada na diagonal, vertical e horizontal, ou seja, conforme o gosto de cada pessoa. A instalação é realizada de forma simples, porém é necessário contar com um bom profissional para evitar falhas no processo.
Com relação à manutenção, ela é bastante simples e demanda apenas uma limpeza com pano seco. No entanto, precisa de constante verificação para evitar pragas. Por isso, produtos específicos podem ser aplicados na madeira de forma preventiva.
O forro de madeira é uma opção muito interessante para quem deseja construir um ambiente diferenciado. É possível adaptar as condições de cada projeto e criar um espaço elegante e aconchegante!
Gostou deste post sobre forro de madeira? Então aproveite para ler nosso conteúdo sobre quais os tipos de lareiras ficam bons em sua casa e tenha uma ideia para sua decoração.