Ficar em casa e a vida diária, conciliar o ambiente intimo com o ambiente corporativo no momento atual, além de uma decisão sábia é uma necessidade.
Em março de 2020, o Brasil, ou melhor, a população brasileira viu-se forçada a uma mudança rápida de vida, mudaram-se o estilo, local de trabalho e em alguns casos até o trabalho, a forma de gerar dinheiro.
Impulsionada pelo medo de contágio do COVID-19 a população que podia tomar essa decisão, foi trabalhar em casa.
Ficar em casa: o trabalho, a família e o imóvel
Não apenas a população brasileira, mas a população mundial foi e ficou em casa, ajustando suas vidas e suas casas para conciliar o trabalho ao ambiente íntimo e pessoal.
Para muitos ficar em casa foi ou ainda esta sendo difícil. Organizar a família, o dia a dia da casa com o dia a dia corporativo não é uma tarefa fácil. Além disso, grande parte dos imóveis não possuem espaços dedicados e agradáveis ao trabalho.
O imóvel, o presente e o passado
Nos dias de hoje o conceito de moradia é a de integração das peças, ou seja, living, jantar e cozinha todos unificados proporcionando para que as pessoas que vivem no imóvel possam estar juntos e ao mesmo tempo dar amplitude, a sensação que a casa ou apartamento tem mais espaço interno.
Antigamente, se vocês bem lembrarem, as casas e apartamentos de seus pais e avós, possuíam várias peças e várias salas.
Havia a sala de visita como era chamada pela vovó, onde ela recebia as amigas para conversarem, havia a sala íntima onde estava o rádio ou a televisão, havia a sala de jantar com uma enorme mesa para receber a família onde era servido o almoço de domingo e celebrado as festividades.
A cozinha era grande, normalmente possuía uma mesa para 4 pessoas onde a família durante a semana faziam suas refeições mais rápidas.
Nossa!!! Havia o gabinete, lembram dessa peça? O Papai ou o vovô passavam grande parte do tempo ali, lendo seu jornal, trabalhando após o expediente rabiscando o seu livro caixa ou ainda, escutando o rádio posto acima da escrivaninha torcendo para seu time aos domingos.
Pois é, as casas e os apartamentos antigos ou ainda os que não passaram por um retrofit possuem muitas paredes, portas, deixando-os compartimentados e desta forma isolando as peças e as pessoas.
Ficar em casa: O social, antissocial
Mas hoje, isso não existe mais, o íntimo é social, o corporativo é social, tudo e todos estão integrados.
Uma controvérsia muitas vezes, pois nos dias modernos de hoje, o social muitas vezes torna-se antissocial não é mesmo? As redes sociais entre outras atenções que os dispositivos eletrônicos portáteis e pessoais nos tomam, trazem a dispersão social.
Não é raro ver e perceber que quando estamos com as pessoas ao nosso lado, por muitas vezes estamos só fisicamente e não presentes, nos relacionarmos e interagindo com elas. Mas isso falarei em outro post dedicado à dar atenção ao humano que esta ao seu lado.
5 dicas de como conciliar o íntimo com o “novo” corporativo
1 – Vista-se bem e arrume-se para trabalhar.
Se você acha legal a ideia de trabalhar de pijama e pantufa na frente do seu note é porque nunca colocou em prática.
Pode ser confortável e despojado, mas as roupas têm grande influência sobre o nosso comportamento e disciplina.
Uma atitude desleixada pode gerar negligência nas tarefas e comprometer a seriedade, mesmo que de forma inconsciente.
Por isso, se quiser entregar um trabalho de qualidade e continuar no home office, é melhor se vestir como se estivesse no escritório.
2 – Perceba que hoje você tem duas empresas, sua casa e seu trabalho
Organize ambos ambientes, as tarefas, o tempo de cada uma delas e as pessoas que estão convivendo juntas.
Defina o momento e o tempo de trabalho diário, que ele tenha hora para iniciar e hora para terminar.
Faça paredes imaginárias em sua casa, divida os ambientes integrados com algum objeto ou móvel que distingue o ambiente de trabalho do ambiente familiar.
3 – Tenha foco em seu momento de trabalho
A televisão atrapalha? Coloque-a em outro lugar caso não possa desligar.
Peça que as pessoas respeitem o seu momento de trabalho, peça que elas imaginem que você não esta ali a não ser que seja primordial a sua atenção à elas.
4 – De qualidade ao seu ambiente de trabalho
Coloque-se em um ambiente iluminado e que lhe traga prazer em trabalhar, deixe-o arrumado e organizado. Evite transforma-lo num espaço gourmet, trazendo copos, pratos e alimentos.
Nomeie e renomeie os locais de sua casa, cozinha é o lugar de comer, a sala da televisão é o espaço de lazer e assim por diante.
5 – A geladeira e a dispensa tem seus momentos e horário de ataque
Cuide-se. Corpo e mente sadios são importantíssimos. Não coma compulsivamente, mantenha seus horários normais de almoço e jantar. Institua o horário do cafezinho, o horário e momentos que no ambiente corporativo você tinha, faça o mesmo em sua casa.
Enfim, aproveite esse “FICAR EM CASA” para trabalhar mais e viver mais sua casa. Veja o lado bom e desenvolva-se mais.
PERGUNTE-SE: E se eu vivesse num imóvel e num local bem bacana que conciliasse com qualidade de vida superior o meu ambiente corporativo com o meu ambiente pessoal?
Já pensou morar e trabalhar e investir em Gramado e Canela? Que tal conhecer os ambientes que poderá criar e trabalhar em regime de home office lá?
Consulte a Imobiliária Rohde pelo fone/whatsapp +55 54 99153-9800 ou consulte seu site para escolhe a casa ou apartamento perfeito para seu crescimento profissional em home office.