lajedepedra

Conheça 9 árvores frutíferas do Laje de Pedra

O Laje de Pedra é um dos condomínios mais tradicionais de Canela. Ele possui toda uma infraestrutura diferenciada, ruas largas, é totalmente plano, tem segurança, muitas áreas verdes para proporcionar o contato com a natureza, tranquilidade e silêncio. Por ter essas características, o local tornou-se certamente um ícone de qualidade de vida.

Dessa forma, seu reconhecimento e sua fama foram acrescidos com a presença do Hotel Laje de Pedra, um dos hotéis mais tradicionais da região, marcado por ter um ambiente arborizado e vista incrível para o Vale do Quilombo. Ainda, com a notícia da venda e reforma do Hotel, os imóveis do condomínio supervalorizaram!

O Laje de Pedra está localizado bem próximo do Centro da cidade, porém, mais perto de belezas naturais, numa região que tem um mirante, muita natureza, e onde você pode ver o Vale do Quilombo. No seu interior, além da linda vista, há lagos, sendo um deles, um cartão postal de Canela. 

De todos os encantos que muitos já conhecem do Laje de Pedra, hoje queremos te apresentar mais um! Você sabia que em diversas ruas do condomínio existem árvores frutíferas? Você pode sair para caminhar e ao mesmo tempo ir se deliciando com diversas frutas gostosas no caminho. Então, conheça um pouquinho melhor de algumas das espécies que você encontra por aqui!

1. Araçá

Primeiramente, você encontra árvores de araçá em muitas ruas do Laje de Pedra. Com um fruto de cor vermelha e arredondado, possui grande quantidade de vitaminas A, B e C, além de proteínas e carboidratos. Pode ser consumido in natura ou na forma de doces, geléias ou sucos. Ainda, o óleo retirado de suas folhas é muito utilizado como antibiótico, tendo em vista que ele possui uma forte atividade contra bactérias.

2. Figo

Você também encontra essa fruta tão gostosa em algumas ruas do condomínio. O figo se destaca muito pelo seu sabor adocicado. É super energético, possui vitamina C e sais minerais. Tem o poder de combater inflamações do sistema respiratório e auxilia na saúde da pele, além de possuir um baixo teor de gordura. O figo é uma fruta super gostosa para se comer in natura, mas também é ótima para fazer receitas, doces caseiros e compotas.

3. Caqui

O caqui é uma fruta tropical, possui sabor adocicado e a casca delicada. É rico em vitamina A, C, fibras e sais minerais. Ele é ótimo para o coração, reduz inflamações e melhora o funcionamento do intestino. Ainda, o caqui é uma fruta super versátil e você pode, além de consumi-lo in natura,  fazer diversas receitas diferentes, como por exemplo cremes, tortas, molhos, geleias, sorvetes e mousses.

4. Limão siciliano

O limão siciliano é originário da Itália. Possui casca amarela, grossa, é alongado e possui menos suco, comparando com o limão Taiti. É uma fruta cítrica e aparece muito em receitas salgadas, doces e sucos. É rico em vitamina C, fibras, compostos vegetais, minerais e óleos essenciais. Assim, consumir limão siciliano pode diminuir o risco de doenças cardíacas e pedras nos rins.

5. Bergamota

A bergamota é uma fruta muito conhecida aqui no sul. É rica em vitamina C, fibras e potássio. Além disso possui baixo teor calórico, já que 100 gramas de bergamota têm, em média, 38 calorias.

Além de ser uma fruta tão gostosa de saborear, suas folhas e casca também podem ser utilizadas para infusões. O chá das folhas da bergamota tem propriedades calmantes. Já o da casca é um ótimo aliado para acalmar o estômago, auxiliar a digestão e aliviar o estresse.

6. Laranja de umbigo

A laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C, que traz diversos benefícios para o organismo, como:

  1. Reduz o colesterol alto
  2. Mantem a pele saudável e previne o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina C, que ajuda a formar o colágeno;
  3. Fortalece o sistema imune, por ser rica em vitamina .

A laranja pode ser consumida fresca, na forma de suco ou ser adicionada em receitas de bolos, molhos, geleias e sobremesas. Além disso, sua casca também é rica em antioxidantes e melhora a digestão, podendo ser usada para fazer chá ou na forma de raspas.

7. Uvaia

No geral, essa fruta é de tamanho pequeno, com casca lisa e fina, amarela ou alaranjada. O rendimento de polpa é bom, com até 80% do peso do fruto, e as cascas são comestíveis também.

Por ser um fruto frágil, deve ser colhido com cuidado. Os usos mais comuns são para suco, geleia, doces, licores, mousses, sorvetes e outros produtos. 

Ela ainda é utilizada na cosmetologia, como, por exemplo, na fabricação de shampoos, condicionadores, sabonetes e hidratantes.

8. Pitanga

A pitanga tem o formato de bolinhas globosas e carnosas. Podem ser de cor vermelha, laranja, amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até vermelho.

A pitanga é uma fruta que possui muitos nutrientes como vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro. Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e anti-hipertensivas, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, nos sintomas de artrite, nos problemas respiratórios e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por exemplo. Por fim, é ótima para ser ingerida in natura, e também é utilizada para produção de geléias, mousse, tortas e sucos.

9. Amora

A amora é uma fruta super suculenta. Para saber se está pronta para o consumo, ela deve estar bem roxinha, como na foto acima. É super gostosa de se ingerir in natura, mas você também pode utilizá-la em diversas receitas, como, sucos, sobremesas, geléias, tortas, mousses e molhos.

Ainda, possui vários benefícios para a saúde, como por exemplo: ajuda a emagrecer, devido a sua capacidade diurética e reguladora intestinal; tem propriedade anti-inflamatória; previne o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico, pois é rico em antioxidantes; e ajuda no tratamento de infecções, devido a sua propriedade antibacteriana.

As propriedades da amora também podem ser encontradas em outras partes da planta, sendo que as mais utilizadas são a folhas, as flores, os frutos e as raízes. Você pode fazer, por exemplo, um chá super saudável com as folhas de amora. Veja abaixo como:

  • Chá das folhas de amora: Usar 1 colher de chá de folhas secas da amoreira para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia para
  • Suco de amora: utilize 100 g de amora para 1 xícara de água. Lave as frutas e bata tudo no liquidificador. Em seguida tomar sem coar.

Diante disso, é fato que o Laje de Pedra é ainda mais completo do que você imaginava, não é mesmo? Completo em relação à infraestrutura e ao que tem a oferecer aos seus moradores. E, por fim, caso o seu desejo seja morar aqui, você pode falar conosco e conhecer os imóveis incríveis presentes aqui, tanto de casas, como apartamentos e terrenos!

Por fim, gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para manter seus amigos informados!

Compartilhe este artigo por: