hotel laje de pedra

História e modernização do Hotel Laje de Pedra

O Hotel Laje de Pedra é um ícone na história da nossa cidade. Por muito tempo foi um dos responsáveis pela consolidação de Canela no turismo brasileiro. Até então o Hotel pertencia ao Grupo Habitasul e recentemente foi vendido a LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A., que prevê um investimento de 500 milhões num projeto extraordinário!

Mas, antes de te contarmos mais sobre essa super novidade, vamos mostrar um pouquinho da história desse hotel tão querido por todos nós, que está entrelaçado com a história de Canela!

História

Hotel laje de pedra
Laje de Pedra – Divulgação

O Hotel Laje de pedra é um marco importantíssimo na história de Canela.  As obras iniciaram em 1976 e sua inauguração foi em 1978, sendo o primeiro hotel de lazer cinco estrelas no Rio Grande do Sul. 

Com uma localização muito privilegiada, em um local totalmente plano, com vista para o Vale do Quilombo e ao lado do aeroporto de Canela.

Ele surgiu como um projeto visionário e inovador, por se tratar de um hotel de luxo e contar com 250 apartamentos no projeto. Agora imagine.. em 1960, Canela tinha apenas 12.296 mil habitantes e o maior hotel, o Grande Hotel, tinha 40 apartamentos.

Ou seja, na época, imaginar um hotel de luxo ali, num lugar alto, com 250 apartamentos, parecia loucura, o que causou muito impacto em Canela.

A verdade é que na época, nem os empreendedores imaginavam a grandiosidade e o legado que o hotel deixaria para Canela e para o Rio Grande do Sul.

O hotel certamente se tornou um grande marco na cidade e no desenvolvimento do turismo na região. Além de ter sido palco de inúmeros eventos importantíssimos, como os festivais de malhas, a Festa da Música, e até o evento dos presidentes do Mercosul, em 1992, onde o Hotel foi cenário da assinatura do Tratado do Mercosul, recebendo os quatro presidentes dos países membros: Fernando Collor de Melo (Brasil), Carlos Menem (Argentina), André Rodriguez (Paraguai), Alberto Lacalle (Uruguai) e o Ministro de Relações Exteriores Chileno, Enrique Silva Cimma, mostrando como Canela poderia receber um encontro tão importante. Acolheu também diversos artistas, como, por exemplo, Roberto Carlos, que chegava de jatinho no aeroporto para cantar no hotel.

Por fim, o Grupo Habitasul manteve o hotel em funcionamento até o dia 7 de maio de 2020. A assessoria do hotel anunciou o fechamento do empreendimento, tendo em vista a pandemia do coronavírus, que afetou fortemente o turismo na Serra Gaúcha e consequentemente o agravamento dos resultados financeiros do hotel.

Venda e modernização do Hotel

O Hotel Laje de Pedra foi vendido. O empreendimento, que até então pertencia ao Grupo Habitasul, agora é gerido pela LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A. A empresa sinalizou um investimento de R$ 500 milhões para expandir e modernizar o Hotel e, ainda, com um projeto incrível de transformar o hotel em 6 estrelas, com 500 empregos gerados.

O novo empreendimento será um grande marco para a região de Canela. Este novo projeto de um complexo de luxo trará, sem dúvidas, muitas oportunidades para a região. Uma das principais novidades será o teatro instalado no interior do complexo, que também funcionará como cinema. A capacidade do espaço será de 350 pessoas.

O novo Laje da Pedra, após terminada a revitalização e ampliação, deverá contar com 366 apartamentos, com áreas entre 46 a 180 m². As atuais 204 suítes darão lugar a 250 apartamentos, e mais 132 apartamentos deverão ser acrescidos.

Por fim, além de todas essas novidades, o novo empreendimento contará com quatro restaurantes, cinco bares, espaço Kids Club, Spa & Fitness Center, Sport Bar e Game Center. O novo hotel contará também com uma praça coberta que funcionará como um hub principal das áreas de entretenimento do complexo, além de um incrível Rooftop Bar com vista para o Vale do Quilombo. O projeto do Novo Laje de Pedra foi planejado certamente para ser o mais sofisticado e luxuoso hotel de lazer do país.

E aí, gostou da grande novidade na cidade de Canela? Estamos todos muito ansiosos e felizes por saber que o nosso tão renomado hotel será transformado em mais uma grandiosidade para a nossa cidade. Por fim, você sabia que o Hotel está dentro do Condomínio Laje de Pedra? Então, conheça aqui um pouquinho mais do Condomínio e não esqueça de acompanhar nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!

Compartilhe este artigo por: