Quando alguém pensa em comercializar um imóvel, a primeira coisa que vem à mente é: “como posso deixar o local mais chamativo para os potenciais compradores?”. É aí que entra o home staging. Essa é uma prática que tem o objetivo de tornar o imóvel mais atraente utilizando a mobília já existente. Com isso, os proprietários conseguem vender mais rápido e colocar mais dinheiro no bolso.
O home staging trata-se de uma ferramenta eficiente para valorizar a imagem da casa ou do apartamento. Em vez de simplesmente colocar o imóvel à venda e esperar por um cliente que se encante, a técnica age de maneira proativa para ressaltar os pontos fortes.
Diferentemente da decoração de interiores, que é personalizada, o home staging procura despersonificar o local, usando os móveis atuais para criar um ambiente mais vendedor. Esse tipo de serviço é especialmente interessante para vender um imóvel no qual os proprietários ainda moram.
Agora que você já sabe o que é home staging, é hora de entender o que ele significa na prática. Então confira as dicas a seguir e veja como valorizar seu imóvel!
Despersonalize o espaço
Um dos princípios do home staging é criar uma sensação de casa-modelo, ou seja, aquelas que são utilizadas para exposições. Para isso, é fundamental que o local deixe de ter a “cara” dos donos atuais e assuma um visual mais neutro. Isso facilita muito para que, durante as visitas, os futuros moradores consigam imaginar o lar do seu próprio jeito, com as características que são da preferência deles.
Para tanto, você pode retirar decorações que tenham um toque pessoal, como fotos de família, pôsteres, objetos de uso próprio ou quadros com características muito peculiares. Afinal, o fato é que itens pessoais desviam a atenção do comprador. Além disso, retirar fotos da sua família pode até ser uma forma de proteger a privacidade de todos da sua casa.
Mantenha a casa limpa e organizada
Esse quesito também está diretamente relacionado à despersonalização. Para o comprador, é difícil se imaginar vivendo em uma casa quando ela está cheia de bagunça de outras pessoas. Ao limpar e organizar o local, você permite que o possível cliente visualize como será quando ele for o dono da propriedade, utilizando-a da maneira dele.
Para quem tem filhos pequenos, por exemplo, é fundamental dar uma geral no local e retirar os brinquedos espalhados — tanto na hora de fazer as fotos como nos dias de visitas. E nada de entulhar tudo em armários: o comprador pode querer dar uma olhadinha para verificar o espaço disponível. Portanto, mantenha a organização em dia para valorizar o imóvel!
Corrija as pequenas falhas e imperfeições
Com o passar do tempo, é normal que todo imóvel apresente pequenas falhas, manchas e rachaduras. Corrigir esses pequenos pontos é fácil e faz toda a diferença na percepção de quem compra. Lembre-se de que todo cliente adora ter a sensação de que o local está pronto para morar, sem precisar fazer reformas ou consertos.
O interessante é que essas correções não exigem grandes investimentos, mas trazem um alto retorno, auxiliando na valorização da propriedade. Portanto, antes de colocar a casa à venda, dê uma geral e realize essa revisão dos detalhes.
Faça investimentos pontuais na decoração
Como mencionamos, o home staging busca valorizar o imóvel com pequenas mudanças (e não com grandes reformas). Por isso, em vez de realizar grandes obras, vale mais a pena fazer investimentos pontuais na decoração. Eles darão ainda mais destaque para o local, causando uma boa impressão e facilitando a venda.
Os espelhos, por exemplo, são bem-vindos para compor o staging de uma sala de estar. Quando posicionados de forma estratégica, eles iluminam os ambientes. Aliás, a iluminação é um fator de grande importância! Mesmo que você tenha lindas cortinas na casa, é indicado dar preferência para visitas diurnas e deixar as janelas abertas para que a luz natural entre.
Somado a isso, uma boa iluminação artificial ajuda a trazer um clima acolhedor. Enquanto lâmpadas brancas são frias e “duras”, as amarelas dão um ar quente e aconchegante, facilitando a venda do imóvel. Por isso, mesmo durante o dia, não deixe de acender as luzes para que os compradores tenham essa sensação boa. Ah, e aqui vai uma dica extra: coloque abajures nos cantos, pois isso aumenta a sensação de espaço.
Deixe o local com um aroma agradável
Mais do que investir no visual, o home staging busca criar uma experiência agradável para quem visita o imóvel, fazendo com que as pessoas se sintam em casa. Isso significa que você pode investir também no aroma, nas texturas, nos sons etc.
Uma dica inusitada é deixar um cheirinho de bolo pela casa. Sim, pode parecer besteira, mas isso ajuda na valorização da propriedade! Aproximadamente 15 minutos antes de o comprador chegar, coloque um bolo para assar no forno. Assim, o aroma se espalhará pelo imóvel e trará uma sensação de acolhimento e conforto. Outra ideia é deixar balinhas e garrafinhas com água para o visitante.
Crie espaços estratégicos
No home staging, existe o conceito de “vignette”, que são espaços estratégicos dentro de ambientes já existentes. Quer um exemplo? Você pode separar uma parte da sua sala para criar um cantinho de leitura. Para isso, combine as cores da mobília e das paredes de modo que constitua um espaço calmo e aconchegante.
Mais uma vez, é importante que o comprador consiga se imaginar naturalmente sentando e relaxando naquele espaço, sem que o vendedor precise interpretar ou explicar demais. Essa ideia de vignette pode ser usada de várias maneiras, seja no quarto, seja em uma sala de jogos, seja no escritório etc.
Gostou das dicas de home staging? Lembre-se de que essa técnica contribui bastante para a valorização do imóvel, ajudando você a vendê-lo mais rápido e por um preço mais alto. Por isso, vale a pena separar um tempo para fazer pequenos ajustes, utilizando as dicas que trouxemos neste artigo.
Por fim, você também quer apostar no home staging para acertar em cheio na compra de um imóvel? Nós podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco e seja atendido por um de nossos consultores!