paisagismo

Descubra a importância do Paisagismo

Quem ama ter ambientes lindos, agradáveis e bem decorados e ainda não pensou na criação de um jardim utilizando um projeto de paisagismo, esta é a oportunidade de cultivar, junto com as plantas, uma vida mais saudável e feliz.

Existem diversos benefícios na criação de um paisagismo na sua residência. E quem acha que em locais pequenos isso não é possível, está muito enganado. Para isso existem diversas técnicas, adaptáveis e sobretudo fáceis de serem criadas em qualquer tamanho de ambiente.

Você quer saber mais sobre criar o seu jardim em casa? Continue a leitura e descubra os benefícios que ele traz para sua vida!

Benefícios:

1. Oferece um hobby 

As plantas são mais que um simples enfeite, elas são seres vivos que precisam de cuidados e respondem a eles. Cuidar das plantinhas, acompanhar o desenvolvimento delas e vibrar com cada nova folha ou centímetro a mais no seu tamanho é muito mais que uma tarefa doméstica, é um hobby extremamente prazeroso e relaxante.

2. Reconecta você com a natureza

Muitas pessoas vivem em uma selva de pedra. Nas grandes cidades, já quase não se veem mais árvores e flores. Em virtude disso, a criação do seu jardim pode amenizar esse cenário e promover sua reconexão com a natureza.

3. Ajuda você a relaxar

As plantas, principalmente as floridas, deixam o ambiente muito mais agradável e aconchegante, além de darem um colorido todo especial e um perfume suave. Una isso, a purificação e a refrigeração do ar e perceba como elas criam uma atmosfera relaxante em sua casa.

4. Deixa o ambiente mais bonito

A criação de jardim em casa também funciona como um recurso de decoração, afinal, sua presença ajuda a compor o ambiente e deixá-lo muito mais bonito e agradável. Não é à toa que existem profissionais especializados em projetos de paisagismo para interiores, como os elegantes jardins de inverno.

Técnicas:

O paisagismo tem como objetivo pensar em toda a experiência que você terá naquele local, elaborando um projeto com diversas espécies de vegetação, iluminação, equipamentos e etc.

Para ter um jardim ou espaço verde fascinante e funcional, confira essas técnicas que são ótimas para aplicar tanto em ambientes externos quanto internos:

1. Escolher as plantas

Escolher as espécies certas é uma das partes mais importantes na composição do seu paisagismo. Você deve levar em consideração várias características, como, por exemplo, a quantidade de luz solar, espaço disponível, os atributos das espécies escolhidas, porte, época de floração, manutenção, etc. Por exemplo, aqui na Serra é muito importante pensarmos em plantas que sejam resistentes as grandes variações climáticas ao longo do ano, que conta com temperaturas abaixo de zero, ventos fortes, chuva, umidade, nebulosidade e bastante sol.

2. Elementos estéticos

Além das plantas, é super bem-vindo complementar o seu jardim com elementos que irão proporcionar mais conforto, como, por exemplo, gazebos, bancos, mesinhas, pergolados e outros móveis. Lembrando sempre que esses elementos devem ser próprios para ser utilizados na área externa, que sejam resistentes e de acordo com o conceito do seu espaço.

3. Iluminação

A iluminação é capaz de transformar totalmente o seu espaço e permitir que o ambiente seja super aconchegante também durante a noite. As luzes podem dar destaque para plantas, esculturas e outros elementos, iluminar caminhos e deixar tudo mais acolhedor.

4. Vasos

Os vasos são opções simples e práticas para cultivar plantas em qualquer espaço. Além disso, são elementos muito versáteis que permitem diversas configurações, podendo ser suspensos, com cores, tamanhos e formatos diferentes.

Todas essas técnicas ajudam a guiar o seu projeto de paisagismo e garantem com que o seu espaço verde seja lindo, prático e incrível.

Profissionais em Gramado e Canela

Por fim, vamos te indicar alguns profissionais ótimos da nossa região que irão ajudá-lo com o seu projeto de paisagismo.

1. Topiarte

A empresa Topiarte se dedica ao paisagismo unido ao design biofílico, uma vertente da profissão dedicada à criação de espaços que utilizam a natureza para criar ambientes de maior bem-estar físico e mental. Esse trabalho pode ser traduzido em projetos com paredes e telhados verdes, piscinas e lagos naturais, entre outros.

A Topiarte é uma empresa de Gramado, super conhecida por efetuar projetos como o da Goods BR, Boulevard São Pedro, Hotel Casa da Montanha e Wood Hotel. 

2. Ecologin

E empresa Ecologin é uma consultora em construção de casas ecológicas e Paisagismo em Canela, Gramado e Região das Hortênsias.

O seu foco é em pessoas que, além de quererem ou precisarem de jardins bonitos e sustentáveis, desejam também levar uma vida mais ecológica, saudável e equilibrada, conectada com a natureza a partir da casa onde habitam. 

Atuando há mais de 20 anos, José Francisco Benetti, diretor da Ecologin Paisagismo e Casa Ecológica, construiu sua reputação ao entregar projetos de alto impacto, muitas vezes produzindo soluções inovadoras.

Por fim, reúna todas essas dicas e conheça bem as plantas que irá escolher, lembrando de consultar um paisagista para te ajudar a planejar todos os detalhes. Assim, com certeza, é possível ter a decoração de jardim dos sonhos!

No momento em que você pensar em uma casa ou apartamento novos, não se esqueça de escolher um cantinho no qual consiga colocar suas plantas, com boa incidência de luz solar para elas. Com toda a certeza você irá amar! E não esqueça de se cadastrar para receber a nossa newsletter com muitas dicas como essas diretamente no seu e-mail.

Compartilhe este artigo por: