majornicoletti

Restauro e história da casa Major Nicoletti

Se você conhece Gramado, com certeza já passou na frente da casa do Major Nicoletti. É uma casa imponente, que fica na Av. Borges de Medeiros. Ela tem uma história linda e, recentemente, recebemos a ótima notícia de que ela passará por um restauro, bem como terá cafeteria e museu! Mas, antes de te contarmos mais sobre essa novidade, você sabe quem foi o Major Nicoletti? Acompanhe no nosso post e descubra tudo!

História

Major Nicoletti foi o responsável pela localização atual de Gramado, ao instituir a sede do Distrito em 1913. Quando Gramado pertencia ao município de Taquara, e a sede do distrito localizava-se na Linha Nova, o Major Nicoletti, juntamente com o Coronel Diniz, passeavam à cavalo pelas áreas de terra onde hoje é o centro da cidade, próximo à atual Rodoviária.

O Major, que já havia deixado tudo que possuía em Taquara para ser o responsável pelo 5º Distrito (Gramado), disse ao coronel que aquele era o local ideal para a instalação da nova sede do distrito. Pensando antecipadamente na chegada do trem, que ligaria Taquara à Canela.

O coronel, que possuía prósperos negócios na Linha Nova, então sede do distrito, não ficou satisfeito com a ideia, pois ele perderia muitos rendimentos com a mudança do Centro da comunidade.

Então, ofereceu ao Major um grande lote de terras em Canela e cabeças de gado, para que o mesmo desistisse. O Major, por sua vez, não aceitou, e disse: “… já larguei tudo que tinha em Taquara para me dedicar à esta comunidade, perdi terras, dinheiro e muitas vantagens quando deixei aquela cidade pra vir comandar este distrito. Meus atos são em prol da coletividade, e não em benefício próprio. Se fosse diferente, hoje aqui não estaria!”

Após, o Coronel recuou e concordou com o Major de que aquele era o lugar ideal para a instalação da sede do Distrito.

Major Nicoletti era um homem íntegro e honesto. Foi ele quem começou a impor seu olhar visionário que acabou transformando Gramado no que hoje ela é: uma cidade admirada.

O Major morava em uma linda casa, localizada na Av. Borges de Medeiros, em Gramado. Foi tombada como patrimônio histórico em 2000, pela Prefeitura de Gramado, através da Lei Municipal 1.761/2000.

Revitalização

A Casa do Major Nicoletti já está encoberta por tapumes. Isso porque a tão esperada obra de restauro desse patrimônio histórico começou. 

Será investido cerca de R$2,2 milhões nesse projeto de recuperação do imóvel, e está sendo concretizado através de uma Parceria Público-Privada. Além disso, quando a restauração estiver pronta, o jardim do Major receberá uma cafeteria e a bilheteria do museu. O projeto será realizado por Evandro Eifler Júnior, que é responsável pelo restauro de vários prédios históricos.

A previsão de conclusão do restauro é para março de 2022. O plano museológico ainda está sendo formado, porém, a ideia é que o escritório do Major José Nicoletti Filho seja utilizado como espaço exclusivo do acervo da família. 

As demais peças da casa devem receber exposições itinerantes, manifestações folclóricas, históricas e culturais. O que se estuda é que o espaço seja um centro de interpretação histórica e cultural, e o objetivo é aliar a tecnologia para contar a história de Gramado.

Todo esse projeto é de grande importância, tendo em vista que será o primeiro grande ponto cultural e turístico a tratar exclusivamente da história de Gramado e sua gente.

Por fim, você sabia que em Gramado também tem a Praça Major Nicoletti, em homenagem a ele? Ela foi inaugurada em 1936 e reformada em 2003. Está sempre repleta de turistas, já que é muito bonita e dela se tem uma vista privilegiada de outros quatro pontos turísticos: a Igreja Matriz São Pedro, o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta e a Avenida Borges de Medeiros. Gostou de todas essas informações? Então não esqueça de nos seguir no Instagram, para ver todas as novidades de Gramado e Canela!

Compartilhe este artigo por: