lustre pendente para sala

Aprenda como usar um lustre pendente para sala de jantar!

A sala de jantar costuma ser um dos cômodos mais charmosos de uma casa. Por isso, cada detalhe da decoração deve ser pensado para contribuir para um resultado elegante. Sendo assim, a escolha do lustre pendente para sala de jantar deve ser feita com atenção.

Para ajudá-lo a entender mais sobre as diferenças entre os modelos dessas peças, decidimos publicar este artigo com algumas dicas. Leia e entenda tudo sobre o tema!

Lustre, pendente ou luminária?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer as diferenças entre os lustres, os pendentes e as luminárias, pois, ao contrário do que muita gente imagina, essas palavras não querem dizer a mesma coisa.

O pendente é uma peça que tem um fio aparente o sustentando. Ele pode ter uma ou mais lâmpadas e pode ser confeccionado com vários materiais. O lustre é uma peça mais clássica. Ele precisa ter, no mínimo, três braços de lâmpadas. Normalmente, os lustres são confeccionados com cristais.

Já as luminárias podem ser acopladas diretamente no teto. São objetos mais discretos, mas, dependendo do modelo, podem ser muito charmosas. Esses itens também podem ser apresentados em um lustre pendente.

Como acertar no modelo?

O lustre pendente para sala de jantar precisa combinar com o restante da decoração, principalmente com a mesa e as cadeiras. Se a sua mesa de jantar for grande, ela deverá ser acompanhada de um lustre grande. A mesma lógica vale no caso de a mesa ser pequena.

A distância entre o lustre e a mesa deve ser de cerca de 90 cm. Caso uma peça não seja suficiente, você pode incluir outros lustres do mesmo modelo. No entanto, a altura desses objetos não precisa ser a mesma. Você pode colocá-los em diferentes níveis, desde que isso contribua para um efeito visual bacana.

Como escolher a sua posição?

O lustre pendente para sala de jantar deve ser visto dos quatro cantos do cômodo. Geralmente, ele fica posicionado sobre o centro da mesa. Se apenas um lustre não for suficiente para iluminar o ambiente, complemente a iluminação com luminárias ou com lustres mais discretos.

Dessa forma, você conseguirá um bom resultado, sem menosprezar a beleza da sua peça. Além disso, lembre-se de usar as lâmpadas sugeridas pelo fabricante. Isso garantirá a iluminação adequada.

Como escolher o estilo da luminária?

A luminária do lustre pendente para sala de jantar não pode destoar do design do cômodo. Os modelos de cristais e os em formato de cone são clássicos. O primeiro é ideal para um projeto mais tradicional, enquanto o segundo pode ser usado em uma sala de jantar mais discreta.

Já os modelos em formato de globo de vidro são considerados atemporais. Discretos, eles combinam com a maioria das salas. Existe uma infinidade de modelos de luminárias, então, não tenha pressa na hora de escolher.

Por fim, não se esqueça de que existem luminárias de piso. Elas são recomendadas para auxiliar na iluminação da sala de jantar.

Agora que você entendeu mais sobre as diferenças entre os tipos de lustre pendente para sala de jantar, converse com o seu designer de interiores para escolher o modelo adequado para o seu cômodo.

Gostou deste artigo? Então, siga o nosso blog nas redes sociais e acompanhe as próximas publicações. Estamos no Facebook e no Instagram.

Compartilhe este artigo por: