Pensando em visitar diferentes localidades no Rio Grande do Sul? Primeiramente, que tal conhecer o famoso Museu da Moda em Canela?
Isso mesmo! Além de abrigar um cenário natural belíssimo, a cidade de Canela conta com um espaço exclusivo para os admiradores do universo fashion.
Afinal, é um local perfeito para quem deseja se aprofundar na história do vestuário mundial, bem como de conhecer um pouco a cultura do país e do mundo.
Simultaneamente ao visitar a instalação, ainda será possível fazer uma pausa e apreciar um charmoso café juntamente com um banho de moda.
Como queremos que você viva as melhores experiências na região do Sul do Brasil, assim também criamos posts exclusivo sobre o assunto.
Desta forma, acompanhe a leitura, anote as dicas e divirta-se!
Tudo sobre o Museu da Moda em Canela
Pouca gente sabe, mas, no Rio Grande do Sul, há um espaço exclusivo e dedicado à história do nosso vestuário: o Museu da Moda de Canela (MUM).
Inaugurado em 2012 e idealizado pela estilista Milka Wolff, o local apresenta uma reconstrução completa da estética ao longo dos últimos 4.000 anos do vestuário feminino.
É um verdadeiro marco para o cenário da moda no mundo inteiro.
Ao visitar o espaço, é possível conferir de perto um acervo repleto de peças originais, assim também diversas antiguidades.
Em suma, são mais de 3.500 m² de área construída, permitindo que os visitantes realizem uma verdadeira viagem no tempo.
E o melhor: todos os trajes foram desenvolvidos e confeccionados com base em uma pesquisa profunda, realizada tanto pela fundadora do Museu quanto pela curadora, Débora Elman.
O mais interessante é que as idealizadoras seguiram à risca os costumes e as características de cada época, retratando todos os detalhes de modo fiel por meio dos recortes, do tingimento, da tecelagem e dos aviamentos.
É um trabalho de primeira!
Principais trajes
Como falamos, o acervo do Museu da Moda em Canela é bem variado e conta com trajes de diversos períodos da nossa história.
Veja os principais deles:
- Renascimento: época marcada por roupas aveludadas e repletas de texturas, como a renda e a seda. Saias com pregas largas, corpetes, lenços e outros acessórios também eram destaque;
- Era Napoleônica: período pautado por vestidos importados indianos, além de muitas luvas, véus e bolsas com elementos naturais;
- Iluminismo: trajes confeccionados a partir do algodão, com mangas bufantes, xales e cintos localizados abaixo do busto.
Além dessas vestimentas, igualmente há a possibilidade de visitar a seção “Diva do Cinema”, composta por variados modelos que foram usados pelas atrizes das telonas.
Entre os vestidos expostos, estão peças de Marilyn Monroe, Julia Roberts, Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor. Vale a pena!
Café do Museu
Um passeio bastante tranquilo para toda a família e ao mesmo tempo há quem prefira fazer uma pausa de descanso.
Assim, se esse for o seu caso, tudo bem!
Afinal, uma boa sugestão é apreciar um tempo no Café do Museu — um ambiente agradável, com várias mesas e boas opções de lanches e cafés.
Curiosidade: na cafeteria, as bebidas, além de serem deliciosas, são batizadas com nomes de estilistas famosos.
Desta forma, vale muito a pena conhecer!
Regras de acesso e melhores dias para visitação no Museu da Moda de Canela
Gostou da proposta e quer investir no passeio?
Primeiramente, antes de fazer as malas, é importante conferir o horário de funcionamento e a localização para evitar surpresas.
Veja abaixo:
- de segunda-feira a sexta-feira: das 10h às 18h;
- sábados, domingos e feriados: das 10h às 19h;
- endereço: Avenida Ernani Kroeff Fleck, 1.810 — Canela/RS.
Para quem não quer enfrentar filas, a regra é clara: antecipadamente programar-se para conhecer o local durante a semana.
Frequentemente, em sábados, domingos e feriados, o fluxo costuma ser mais intenso.
Antecipadamente, você pode conferir informações acessando o site do Museu da Moda ou ligando para o telefone (54) 3282-1121.
Em suma, não há dúvidas de que o Museu da Moda em Canela conta com uma rica importância para a história da cidade.
Por isso, caso esteja planejando visitar a região, não deixe de conhecer, junto à sua família, esse local surpreendente!
Enfim, gostastes do nosso post exclusivo? Assim, aproveite a leitura e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Os seus contatos vão adorar!