Para quem gosta de clima ameno, muita paz e qualidade de vida, a Serra Gaúcha é o local perfeito, porém, não só nas férias. Por aqui, é possível garantir bons momentos, de muita alegria e tranquilidade durante todo o ano. Cidades como Gramado e Canela são ótimas para quem busca uma aposentadoria sossegada ou uma segunda residência para descansar nos finais de semana. Além de apresentar muitas curiosidades Gramado e Canela irão te surpreender!
Além de uma cultura riquíssima e um clima agradável, a Serra Gaúcha também é muito conhecida por seus vinhos, já que é a principal região vinífera do Brasil, e ainda, por sua arquitetura repleta de referências europeias.
Pensando em mudar de vida? Então, continue lendo este post para conhecer as principais curiosidades sobre Gramado e Canela e se apaixonar por essas cidades surpreendentes. Confira!
As principais curiosidades sobre Gramado
Gramado é um dos destinos mais visitados do Brasil, principalmente durante as férias de inverno e as festas de final de ano, já que é muito conhecida por seu “Natal Luz”.
Mas a cidade tem muito mais opções. Veja a seguir, algumas das mais interessantes curiosidades sobre Gramado!
1. Origem do nome
Acredita-se que esse nome tenha sido dado à cidade pelos tropeiros que cuidavam de gado na Serra Gaúcha. Pois quando passavam por lá, se deparavam com um imenso campo de mata verde onde paravam para descansar no “gramado”. E assim o lugar foi batizado.
2. Colonização tripla
Três povos diferentes colonizaram Gramado, os alemães, os portugueses e os italianos. O resultado disso é uma cultura altamente diversificada e repleta de particularidades e riquezas gastronômicas, que só são possíveis de se conhecer a fundo, vivendo na cidade.
3. Cultura de trânsito urbano
Apesar da cidade não possuir semáforos, 99,9% dos motoristas param na faixa de pedestres e o local não tem qualquer problema trânsito. Ao contrário, por lá, é possível circular tranquilamente de carro, sem os engarrafamentos e estresse que vemos nas grandes capitais.
4. Lago Negro
A propriedade da família Bier devastada por um incêndio em 1942, foi transformada em um lago Leopoldo Rosenfeldt com a ajuda de moradores da região. Para dar ao local um ar europeu, foram plantadas, à sua volta, árvores importadas diretamente da Floresta Negra alemã. Daí o nome lago negro.
As maiores peculiaridades sobre Canela
Se você se interessou pelas curiosidades sobre Gramado, certamente não irá resistir aos encantos de Canela, que fica somente a 7 KM de distância. Dá para ir de uma cidade à outra pedalando. Então, veja também algumas das características mais bacanas de Canela!
5. Origem do nome
O ponto de encontro dos tropeiros que passavam pela região era uma caneleira que ficava onde hoje é a Praça João Correia. A árvores era chamada pelos visitantes de canela, assim surgiu o nome da cidade.
6. Colonização de quatro países
Assim como Gramado, Canela também foi colonizada por alemães, português e italianos, porém também pelo povo sírio-libanês. Dá para imaginar o que tem de cultura nessa cidade? Só passando um bom tempo por lá para conhecer!
7. Museu do Chocolate
A fábrica de chocolates Prawer oferece uma verdade viagem à história do cacau e da fabricação do chocolate em seu Museu do chocolate. É uma experiência deliciosa e repleta de surpresas. Além dela, existem ainda muitas outras fábricas de chocolate como a Lugano, Planalto, Florybal, Caracol, entre outras. Mas o chocolate não é a única atração da cidade. Por lá, também é possível locais como o Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show, o Hollywood Dream Cars e muito mais.
Como você pode ver ao longo deste post sobre as curiosidades de Gramado e Canela, a região da Serra Gaúcha oferece muito mais do que opções e passeio para férias. Ela tem uma diversidade de características trazidas da cultura europeia que a tornam um lugar maravilhoso para se viver.
E então, o que achou das curiosidades sobre Gramado e Canela? Você moraria nessas cidades? Conte para nós nos comentários como você gostaria de viver nessas cidades!