oliveira

6 tipos de azeitonas utilizadas na produção de azeites de oliva

Não é novidade que existem vários tipos de azeitona, sendo que cada uma delas tem suas características, cores, texturas, sabores e variam muito de acordo com a região que estão plantadas e com a maturação. É por isso que pode ocorrer de, por exemplo, você escolher duas azeitonas com cores iguais mas que terão sabores diferentes

As azeitonas se diferem em tamanho e forma. Oliveiras mais antigas, por exemplo, produzem pequenas frutas com pouca polpa e caroços grandes. Já o cultivo de azeitonas de mesa possuem uma polpa mais suculenta, mas, no entanto, não produzem muito óleo.

É por isso que queremos te ensinar um pouquinho sobre os principais tipos de azeitonas, para você sempre acertar na compra do seu azeite de oliva de acordo com seu gosto! Vamos conferir?

1. Arbequina

Essa azeitona é espanhola, da região de Arberca, na Catalunha. É super adaptável a diferentes condições de clima e solo. Por ter um baixo nível de amargor, com ela se produz um azeite fresco, com características frutadas e notas de alcachofra e tomate. Bem equilibrado, ele tem sabores mais picantes quando a azeitona é colhida verde e mais doces quando maduras.

2. Picual

Antigamente, as oliveiras picual foram amplamente plantadas com o intuito de transformar antigas áreas desertas em terras com potencial para o plantio e desenvolvimento econômico. Hoje, essa azeitona é uma das espécies mais consumidas no mundo, representando cerca de 50% da produção do setor na Espanha, que é o seu país de origem. 

Essa azeitona é preta, de fácil cultivo e se adapta a diversas condições de clima e solo. Com um sabor frutado, amargo, com notas vegetais e, por vezes, de maçã. Dependem muito da altitude de plantio. Se for em terrenos planos, os azeites serão mais amargos, lembrando madeira. Já os que são plantados em terras montanhosas, serão mais suaves e frescos. 

3. Arbosana

Essa azeitona é originária da Espanha. Com um índice alto de produtividade, é menos resistente ao frio, porém, possui a copa aberta e densa. O seu azeite é picante e levemente amargo. Possui um caráter frutado, com notas de tomates maduros.

4. Koroneiki

A azeitona Koreneiki é originária da Grécia. O azeite produzido por ela é bem frutado, com notas de maça verde. Ele também possui uma certa picância e um leve amargor.

5. Arauco

A Arauco é de origem Argentina. Ela é sensível ao frio, mas, ao mesmo tempo, muito resistente ao calor. 

Quando maduras ficam da cor preta, com um excelente sabor, textura, cor e aroma. Essa azeitona também é muito utilizada para o consumo de mesa ou em conserva. Os azeites produzidos com a Arauco são conhecidos por terem um sabor bem forte, bem amargo, picante, muito frutado, com aromas vegetais e minerais muito intenso.

6. Verdial

Essa oliveira é de origem portuguesa, sua maior vocação é para a extração de azeites. Tem uma boa adaptação a solos úmidos e geada. O azeite é considerado de boa qualidade e com ótimo sabor. Tem notas trufadas, amargos e picância marcantes. A azeitona tem uma coloração verde-folha, ela produz azeites finos de sabor persistente, com notas frutadas e amargor e picância marcantes, mas é pouco utilizada para o consumo de mesa ou em conserva.

Depois de conhecer os principais tipos de azeitona, também é importante saber que, além do sabor final dos azeites, outra 

Importante frisar também que ao escolher o seu azeite preferido, você deve prestar atenção na acidez. Sendo assim, para que um azeite seja considerado de qualidade, extravirgem, você deve analisar e procurar se a acidez é muito baixa, inferior a 0,8%. Assim, você terá um azeite mais suave e delicado. Dessa forma, fica muito mais fácil escolher, dentre todas essas ótimas opções, qual delas levar para casa.

Por fim, veja também este artigo do nosso blog que fala sobre os 9 tipos de queijos mas fáceis de serem encontrados e o que harmoniza super bem com eles! E não esqueça de nos seguir no Instagram! Lá você ficará por dentro de várias curiosidades da nossa região e ver outros conteúdos como este!


Compartilhe este artigo por: