história chocolates gramado

História do Chocolate Caseiro de Gramado

Certamente você já ouviu falar dos maravilhosos chocolates de Gramado. Mas por que eles se tornaram tão conhecidos? Os chocolates da nossa região fazem sucesso por sua excelente qualidade e pela produção artesanal.

Gramado é repleta de lojas temáticas, fábricas abertas para visitação e museus com verdadeiras aulas sobre a história do cacau, a cidade aproveitou esse nicho para movimentar ainda mais o turismo da região.

Por seu clima, aparência e arquitetura europeia, Gramado é o lugar perfeito para passeios em família, voltados à degustação desses deliciosos chocolates.

O sucesso é tão grande, que a iguaria se transformou em uma verdadeira atração de Gramado. Enquanto diversas lojas temáticas divertem e prendem a atenção das crianças, os adultos aproveitam um mundo de sabores e experiências provocadas pelos inúmeros ingredientes de altíssima qualidade. É por isso que resolvemos produzir esse post super especial, te contando um pouquinho mais sobre a história do nosso tão amado chocolate!

História do Chocolate

No final do século XVI, o chocolate em forma de bebida virou tendência. A partir do século XVIII, ele foi se tornando muito conhecido na Europa. Então, a partir de XIX houve a criação de equipamentos que fizessem com o que o chocolate tivesse um aspecto mais bonito e o sabor mais apurado. Neste mesmo momento que abriram as primeiras indústrias de chocolate.

A partir deste momento, houveram grandes descobertas no ramo do chocolate. Por exemplo, em 1828 os holandeses criaram uma espécie de prensa que conseguia retirar grande parte da gordura do cacau. Em 1847 houve a criação da primeira fábrica com tecnologia a vapor, a qual produzia chocolate para consumo, em Bristol, no Reino Unido. Já em 1876, o primeiro chocolate ao leite foi fabricado, por Daniel Peter, na Suíça. Posteriormente, em 1880, Rodolphe Lindt criou uma máquina chamada “concha”, que produzia um chocolate muito suave e com o sabor mais apurado.

No Brasil

No final do século XIX e início do XX, foram inauguradas as primeiras fábricas de chocolate no Brasil. A primeira foi a Neugebauer, que se instalou em Porto Alegre, em 1891. Posteriormente, vieram outras grandes marcas como a Lacta, em 1912, a Nestlé, em 1916, que se instalaram em São Paulo. Em 1929 a Kopenhagen também se instalou em São Paulo e a Garoto no Espírito Santo.

Já no Rio Grande do Sul, o início da história do chocolate comercial foi muito marcante em Gramado. Em 1975 foi inaugurada a primeira fábrica de chocolate caseiro, a Prawer

Chocolate Caseiro de Gramado

A história do Chocolate Caseiro de Gramado teve seu início na década de 1970, quando o empresário Jayme Prawer instalou em Gramado a primeira fábrica de chocolates caseiros.

O modelo da Prawer fez muito sucesso na cidade e, em seguida foram inauguradas novas empresas, como a Lugano em 1976 e a Planalto em 1977. O chocolate se tornou um verdadeiro ícone gramadense.

Neste momento os chocolates artesanais passam a receber cada vez mais reconhecimento ao longo dos anos. 

Após a inauguração da empresa Planalto, outras foram surgindo, como é o caso da Caracol em 1982, Chocolate Gramadense em 1982, Florybal em 1991, entre outras. Com o tempo, o chocolate de Gramado foi certamente se tornando uma representação do município, refletindo diretamente no turismo. Ao pensar em Gramado, já vem na mente a requintada gastronomia, os maravilhosos chocolates, os eventos – como o Natal Luz, Festival de Cinema, Páscoa, Festival de Gastronomia, entre muitos outros – as belíssimas paisagens, parques, passeios e, claro, o clima e arquitetura europeus. Não é por nada que Gramado é muito conhecida como a Suíça Brasileira.

Mas por que o chocolate de Gramado ficou tão famoso? Justamente pela altíssima qualidades dos produtos, por serem chocolates artesanais, com processos de produção mais lentos, exatamente para garantir um resultado impecável no paladar, por serem mais refinados e feitos com muito carinho.

Por fim, outro grande título é que através de lei federal, Gramado se tornou legalmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal

Gostou de saber mais sobre a história dos chocolates caseiros de Gramado? Nós somos muito orgulhosos por morar em uma cidade tão linda, com uma história incrível como essa! Por fim, saiba que a maioria das fábricas permite a degustação dos diversos sabores de chocolate para quem deseja comprá-los. Quem visita a Serra Gaúcha não pode perder a oportunidade de experimentar os deliciosos chocolates de Gramado.

Siga-nos no Instagram e no Facebook e fique por dentro de tudo que a nossa região tem a oferecer aos seus visitantes e moradores. Quem sabe você não se anima até mesmo a mudar para cá? Motivos não faltarão!

Compartilhe este artigo por: